Vamos todos evangelizar! 20 anos TV Canção Nova

A história da TV CN em Portugal é marcada pela sua primeira transmissão feita em direto do Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 na Peregrinação Internacional Aniversária das Aparições. Uma marca que para nós  se tornou um  legado a ser realizado, com o intuito de proporcionar uma experiência pessoal com Cristo na eficácia do Espírito Santo.

Para muitos, ou talvez para milhares, a vontade de Deus dar-se-á através de Nossa Senhora que Ele mesmo enviou do céu para trazer a Sua mensagem ao mundo: A Mensagem de Fátima, que nada mais é do que o Evangelho, porém, dito de modo simples, terno, misericordioso e amoroso que um filho encontra no coração materno de Maria.

No ano de 2001, precisamente no mês de fevereiro, na nossa casa em Roma, Monsenhor Jonas, durante uma missa, foi desafiado por Dom Alberto Taveira a pedir  a realização do Salmo daquele dia: “Pede, e eu te darei as nações como herança, os confins da terra como tua propriedade” ( cf. Sl 2,8). Dócil e obediente, assim o fez. Recordemos que Deus está sempre de ouvidos abertos e atentos à nossa oração, e não imaginávamos por onde Ele nos levaria após esse pedido tão ousado do nosso pai Fundador.

A Canção Nova, em Roma, já colaborava como produtora de TV enviando conteúdos para o Brasil. Em Portugal, a pedido do Bispo de Leiria/Fátima, Dom Serafim Ferreira e Silva, a Comunidade Canção Nova chegou em 1998 para somar nos serviços da diocese.

“Mas os planos do Senhor  permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.” (cf. Sl 33,11) Humanamente não pensávamos em vir com a TV CN para Portugal, mas é verdade que no íntimo do coração do nosso fundador sempre houve gana por almas, no sentido mais genuíno do que ela significa na Bíblia, o ser humano é uma alma. É uma alma,  sinónimo de pessoa. Nas Sagradas Escrituras, a “alma” é o ser vivo, e Deus viu no seu coração  a nobreza e o grande desejo de evangelizar e anunciá-l’O às nações.

A Deus pertence o querer e o agir, e sem dúvidas, Ele ouviu a oração feita pelo Monsenhor Jonas quando rezou a pedir as nações por herança, e foi por iniciativa d’Ele que a TV Canção Nova chegou a Portugal a 11 de Maio de 2001 atendendo ao pedido do Sr. Bispo Dom Serafim. Nós, como o pequenino David diante do grande e forte Golias, aceitámos o convite, conscientes que teríamos que enfrentar os desafios próprios do sistema do Mundo para evangelizar.

Nestes vinte anos, enfrentámos vários desafios, a não aceitação de muitos, as críticas de outros, o acolhimento de alguns, e embora pequenos e impotentes diante das grandes potências do mundo reconhecemos que permanecemos e subsistimos porque de facto é uma obra de Deus: “ (…) se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. ( cf. At 3, 38-39)

Diante das críticas e sugestões, somos gratos e procuramos melhorar diante das nossas possibilidades; zelamos e procuramos ser fiéis ao carisma que nos foi dado por Deus; rezamos de maneira carismática  pois faz parte da nossa espiritualidade. No entanto, dóceis à voz do Espírito Santo, buscamos viver a unidade dos carismas na Igreja, acolhendo os movimentos, congregações religiosas, associações,  instituições caritativas, dioceses …

Neste caminho percorrido de vinte anos, idade de uma juventude vigorosa, muito temos a crescer e a contribuir com este país do qual tanto recebemos desde os Descobrimentos.

Ao contemplar a nossa história durante este tempo, sem presunção, mas com humildade, reconhecemos o que Deus tem realizado em nós e a partir de nós desde o “sim” generoso dado por Monsenhor Jonas ao Sr Bispo Dom Serafim.

Esta miscigenação de missionários unidos no mesmo carisma também são ouvidos para escutar e boca para anunciar Cristo, que trabalham e rezam, que rezam e trabalham, e embora tenham os seus momentos de oração pessoal, rezam ao ritmo da vida e oferecem o seu trabalho como santificação diária.

Ao ouvirem cada pessoa rezam pelos que sofrem e vivem na angústia assolados por diversas situações da vida, mas também se alegram com os testemunhos de graças recebidas.

Também chegam até nós palavras de gratidão por sermos companhia, pelas orações recebidas, porque ajudamos muitos a rezar, por levarmos esperança aos corações e ressignificar a vida. Por isso já valeu muito a pena os 20 anos de anúncio da Boa Nova de Cristo através da TV Canção Nova em Portugal: “ (…) A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela “proclama sobre os telhados”. (EN 45)

Temos muita a avançar para águas mais profundas e atingir o maior número de pessoas possíveis. O nosso coração é cheio de gratidão a Deus pelos nossos benfeitores que ao fazerem a sua experiência com Jesus perceberam a nossa missão e são canais da Divina Providência e ajudam-nos a manter 24 horas de programação de TV Católica sem publicidade, e que vive desde a sua fundação exclusivamente de doações.

De coração agradecido pelos nossos colaboradores e missionários que por aqui passaram e pelos que permanecem dando a vida incansavelmente na missão de evangelizar.

A todos, como nos ensinou o Sr Bispo Emérito Dom Serafim: Bem Haja! Vamos todos evangelizar!