Sustentabilidade JMJ Lisboa 2023 legado para próximo país organizador: Coreia do Sul 2027

A preparação desta edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), logo desde o início acolheu o apelo do Papa Francisco, apelo este que vai ao encontro da preocupação dos jovens, a sustentabilidade.

Foto: Canção Nova Portugal

Logo na Carta-Compromisso escrita para a preparação desta edição “Juntos por uma Jornada Mundial da Juventude mais sustentável” refere que “esta Jornada assentará nos pilares das encíclicas do Papa Francisco ‘Laudato Si’ e  ‘Fratelli Tutti’, e da exortação apostólica Christus Vivit, que nos convocam para o cuidado com a nossa Casa Comum. O Santo Padre diz-nos que «tudo está ligado. A preocupação com o Ambiente deve, assim, ser associada a um amor sincero pelos nossos semelhantes e a um compromisso inabalável de resolver os problemas da sociedade» (LS, 91). A JMJ Lisboa 2023 terá na sua génese o conceito de ecologia integral”.

Diante deste compromisso a organização da JMJ abraçou os três objetivos e focos dentro da temática dos jovens e da sustentabilidade: a sustentabilidade financeira, com o uso adequado dos materiais e recursos, a sustentabilidade social, trabalhando na fraternidade universal, e a sustentabilidade ambiental, ao cuidar e reduzir o impacto que este encontro terá no meio ambiente.

A organização realizou um manual de boas práticas para um jornada sustentável de forma a deixá-lo como herança aos próximos países organizadores do encontro mundial dos jovens. Entretanto estes princípios e conteúdos de sustentabilidade foram passados para as dioceses que foram preparando os jovens para a JMJ Lisboa 2013 através dos Encontros Rise Up. Nas catequeses preparatórias Rise Up os jovens foram incentivados a refletir sobre temas como Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.

Desta forma várias iniciativas foram criadas. Entre elas a plantação mundial de árvores, que culminou com a plantação de cerca de 170.000 árvores em várias partes do mundo para a qual a organização permite acompanhar no mapa onde se encontram as árvores dedicadas à JMJ. O calculador da pegada ecológica e a celebração do Dia Internacional Sem Sacos de Plástico foram outra destas iniciativas, assim como o Kit do Peregrino, para a qual a organização da JMJ Lisboa 2023 afirmou: “optamos por incluir uma garrafa de água reutilizável ECO, para motivar um consumo de água de forma mais sustentável. Esta garrafa ECO vem reduzir as emissões associadas à produção e ao transporte de garrafas, os resíduos em aterros e as garrafas depositadas em oceanos. Também o kit do Voluntário da JMJ Lisboa 2023 vai contar com este produto. Não sendo possível eliminar por completo o plástico, todo o plástico resultante da montagem dos kits está a ser recolhido e entregue diretamente para reciclagem.”

Foto: Canção Nova Portugal

Outra novidade é a App Lisboa 2023 que possui todas as informações da JMJ, desde a programação, os cânticos das principais missas, mapa para facilitar a chegada aos locais, todos os conteúdos espirituais e informações sobre a alimentação, casas de banho, bebedouros, postos de saúde. A aplicação é gratuita, e está disponível para android e IOS nos idiomas oficiais da JMJ: português, inglês, francês, espanhol e italiano. “Para Madalena Mexia, responsável pela App Lisboa 2023, isto só foi possível ‘com o empenho e a dedicação da MEO e da Bliss Apllications’, tendo desenvolvido “uma ferramenta que se foca em libertar o peregrino para viver a 100% a Jornada e reforça o compromisso da organização de promover um encontro internacional mais sustentável“. Assim, a APP pretende ser uma “ferramenta de fácil acesso para todos os peregrinos consultarem em tempo real todos os conteúdos e informações úteis ao seu dia-a-dia da Jornada”, acrescentou.

A APP também possibilita aceder ao “Calculador da Pegada de Carbono, desenvolvida com o apoio do Novo Verde/ERP Portugal, que vai medir o carbono consumido por cada peregrino. Cada pessoa vai conhecer o impacto da sua participação na JMJ Lisboa 2023 ao nível da pegada de carbono, através de um questionário. Esta ferramenta começa por identificar o impacto na deslocação até Lisboa, sendo que diariamente incentiva o utilizador a adotar comportamentos mais sustentáveis que permite a mitigação do seu resultado inicial. É na área reservada da aplicação que o peregrino vai ter acesso ao Calculador. O lançamento desta ferramenta é uma resposta ao apelo ao cuidado com a casa comum que o Papa Francisco deixou na Encíclica Laudato Si’.”

Todas estas iniciativas têm como objetivo despertar o compromisso pessoal com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Provocados por elas, assumamos então o compromisso pela nossa casa comum e rezemos por todos os jovens para que a graça de Deus os conduza de volta para casa, e assim como Nossa Senhora sejam os anunciadores da vida Nova que há em Jesus Cristo.