Quem somos ?!

Somos uma comunidade católica de amor e adoração que comunica a Boa Nova de Jesus Cristo no poder do Espirito Santo. A comunidade Canção Nova é uma comunidade carismática católica, fundada por Monsenhor Jonas Abib. A história da Canção Nova, sem ser por acaso, entrelaça-se com a história do seu fundador. A sua experiência de encontro pessoal com Jesus aconteceu num encontro de oração. Jonas Abib, de saúde  debilitada antes de ser ordenado sacerdote salesiano constatou a ação milagrosa de Deus na sua vida após a participação neste encontro de oração.

O início da Jornada

Em 1976 Padre Jonas é desafiado pelos bispo a colocar em prática a Exortação Apostólica
«”Evangelii Nuntiandi“»: Evangelização no Mundo Contemporâneo», assinado pelo Papa Paulo VI em 8 de dezembro e publicidade e publicidade em 21 de dezembro de 1975 e onde se lê no número 44: “verifica-se que as condições do mundo atual tornam cada vez mais urgente o ensino catequético sob a forma de um catecumenato, para numerosos jovens e adultos que, tocados pela graça, descobrem pouco a pouco o rosto de Cristo e experimentam a necessidade de a ele se entregar“.

E assim fez Padre Jonas que me 1977, na festa da Solenidade de Cristo Rei, movido por uma inspiração de Deus, sentiu-se impulsionado a lançar um desafio aos jovens: “Quem quer dar um ano da vida para Deus, para viver em comunidade e fazer o que eu faço com vocês?”. Doze jovens aceitaram o desafio e no dia 2 de fevereiro de 1978, Festa da Apresentação do Senhor, acontecia o início oficial da Comunidade Canção Nova, no interior de São Paulo. O número 45 da mesma exortação, providencialmente, viria a marcar o rumo da Canção Nova: evangelizar pelos meios de comunicação: “No nosso século tão marcado pelos mass media, ou meios de comunicação social, o primeiro anúncio, catequese ou o aprofundamento interior da fé, não pode deixar de se servir desses meios conforme já tivemos ocasião de acentuar. Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são sucetíveis de ampliar, quase até o infinito, o campo para poder ser ouvdia a Palavra de Deus e fazer com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas“.
Leg-1. Os sinais de deus para o nascimento da Canção Nova

Nós como Família Salesiana

A 21 de janeiro de 2009 a Comunidade Canção Nova foi admitida como Família Salesiana, facto que teve grande significado uma vez que ainda jovem, quando sentiu o seu chamamento vocacional, Jonas Abib foi para um seminário salesiano. Anos mais tarde, foi num colégio salesiano que percebeu o chamamento a uma nova missão e a partir disso vieram os passos que resultaram na fundação da comunidade. Desta forma, mais tarde, a 24 de abril de 2018, Monsenhor Jonas declarou oficialmente Nossa Senhora Auxiliadora e  São João Bosco como Patronos da Comunidade Canção Nova.

O reconhecimento pontifício

A 3 novembro de 2008, a comunidade Canção Nova recebeu o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional Privada de Fiéis, o que atesta a a sua autenticidade cristã-eclesial, aprova os seu Estatutos e confirma a sua trajetória de comunhão a serviço da Igreja Católica no mundo inteiro.

Encontra-nos aqui

Atualmente presente em todos os continentes, a Comunidade Canção Nova tem missão de evangelizar, comunicar Jesus e a vida nova que Ele veio trazer, pelos encontros de oração e, de maneira preferencial, mas não exclusiva, através dos meios de comunicação social. Tendo em conta a especificidade de cada uma das frentes de missão atua também nas áreas da educação, da saúde, das artes, da cultura e na área social, com o objetivo específico de contribuir concretamente na transformação do ser humano e das estruturas sociais. A sua finalidade é a formação de homens novos para o Mundo Novo, através da evangelização, e modo a preparar e apressar a vinda gloriosa do senhor.

O que significa "Canção Nova"

O termo “Canção Nova” corresponde ao Cântico Novo, tema que perpassa toda a história da salvação: é o cântico dos remidos, o cântico dos homens e mulheres novos para o Mundo Novo. A comunidade canção Nova assume o compromisso de ser este cântico para a Igreja e para o mundo. A Comunidade Canção Nova pretende ser na Igreja, a “Casa de Maria”, entendendo tal expressão no sentido bíblico: da descendência de Maria, da graça de Maria, sua Mãe e educadora. 

Nosso carisma

Levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo

O Carisma Canção Nova é ima forma renovada de levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo. Este Carisma encarnou-se em primeiro lugar no Fundador e depois em seus membros, formando um organismo vivo que é a Canção Nova. Levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo é a prioridade de cada membro da Comunidade em tudo o que vive e realiza no seu dia a dia.

Evangelizar, formando homens novos para o Mundo Novo

Nossa missão

Evangelizar, formando homens novos para o Mundo Novo

A missão da Comunidade Cação Nova é evangelizar, comunicar Jesus e a vida nova que Ele trouxe, pelos encontros e, de maneira preferencial, mas não exclusiva, pelos meios de comunicação social, para formar homens novos para o Mundo Novo.

A Canção Nova em Fátima

Em 1992 Padre Jonas visitou Portugal, esteve diante de Nossa Senhora de Fátima e voltou ao Brasil com uma grande inquietação da Canção Nova na Terra de Maria onde se iniciaram os primeiros passos da presença da Canção Noca na Terra de Maria. Ajudado pela Irmã Etiene que mediou o encontro com o então Bispo de Leiria- Fátima Dom Serafim, Monsenhor Jonas apresentou-lhe a Canção Nova tendo o Bispo manifestado o desejo de ter uma casa da comunidade na sua diocese.

A 22 de agosto de 1998 chegavam os priemiros missionários.

Muitas missões e grupos de oração pelo país. Com o  tempo iniciaram-se os primeiros trabalhos televisivos e com eles, em maio de 2001, abraçamos o desafio da primeira transmissão em direto da Peregrinação Internacional Aniversária que assinala a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos. Assim, mantivemos a comunidade e o canal de televisão para que a mensagem de Fátima fosse transmitida para todo o mundo. 

Em 2002, adquirimos, em Fátima , uma casa que atualmente funciona como a Casa de Missão. A Rádio Canção Nova em Portugal foi adquirida em 2007. Surgiu a primeira livraria em Fátima. Com a chegada da era digital passou a atuar também nestes meios.

A 11 de maio de 2004 na capelinha das Aparições, Monsenhor Jonas Abib consagra o Sistema Canção Nova de Comunicação e toda a comunidade a Nossa Senhora de Fátima. 

Leg-2. Declarações de Dom Serafim sobre o legado de Monsenhor Jonas Abib

A Canção Nova em Évora

Assim, a Comunidade Canção Nova percorre todo o país realizando encontros de oração e levando a Palavra de Deus. chega mais longe ainda porque o Sistema de Comunicação Canção Nova em Portugal (TV, Rádio, Internet) atinge milhares de lares neste país e no estrangeiro.

Em Portugal, estão cera de 60 missionários, sendo que cerca de 20 deles, pertencem ao “Núcleo” ou mais conhecido como “comunidade de vida”. Estão empenhados, em tempo integra, na vida e nas atividades da comunidade. Já os demais, membros do “Segundo elo” ou “comunidade de aliança”, vivem a missão e princípios da Canção Nova nas condições vulgares da própria família e vida profissional.

A estes missionários, junta-se uma equipa de colaboradores a fim de manter os eventos de evangelização, as livrarias de Fátima e Lisboa e o Sistema Canção Nova de Comunicação, que inclui TV, rádio, internet e revista! Atualmente conta também com uma missão de imersão na Diocede de Évora. 

Em comunidade

A comunidade teve início no dia 2 de fevereiro de 1978, Festa da Apresentação do Senhor, no interior de São Paulo. Desde então, todos os anos, nesta mesma data, os membros renovam seu compromisso de entrega a Deus por meio do carisma.

Este ano celebramos 45 anos da fundação desta comunidade e 25 anos a ser discípulos de Jesus, filhos de Maria em terras portuguesas! É a maior missão da comunidade a seguir á sua sede no Brasil. Aos poucos, a Canção nova foi conquistando o coração dos portugueses, que, ao longo destes anos, têm sido instrumentos da Providência Divina para manter a evangelização local.

A Comunidade Canção Noca é amplamente conhecida pelo seu canal de televisão e rádio. Contudo, quem está por trás das câmeras, rádio, meios digitais, nos bastidores, na organização de eventos e tantas outras atividades há uma comunidade católica que tem como missão evangelizar.

Em irmandade

Os membros, que procuram profissionalizar-se nas diversas áreas necessárias para manter o Sistema Canção Nova de Comunicação, têm, antes de tudo uma vocação e a vivência de uma espiritualidade. 

São homens e mulheres; jovens e adultos; solteiros, casados e celibatários, sacerdotes e diáconos que assumem, de modo mais radical a consagração a Deus feita no Batismo e no Crisma, em função do apostolado e numa vida em comunidade. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular.

Espiritualidade

É assim que o caminho espiritual da Comunidade Canção Nova se caracteriza:

-O trabalho santificado é a constante busca da vontade de Deus a ser realizada com docilidade e alegria em todas as atividades.

-A oração ao ritmo da vida é a atitude oracional que permeia toda a jornada e todo o agir.

-A busca dos meios consiste na atenção e procura  dos recursos necessários para cultivar um relacionamento pessoal e profundo com Deus, para quem se vive e trabalha.

-Os tempos fortes são momentos intensos, programados ou não, da graça de estar com o Senhor, de receber a Sua visista, elemento que vitaliza todo o restante do caminho espiritual.

Os membros da Comunidade Canção Nova fazem da oração o centro e a fonte da sua vida e do seu apostolado. Tal caminho é alimentado diariamente pela Eucaristia e Adoração ao Santíssimo Sacramento, pelo estudo e meditação da Palavra de Deus, pela oração pessoal e pelas práticas de piedade, especialmente o Rosário e pela oração carismática semanal.

Formas de compromisso

A Comunidade Canção Nova é constituída por membros com dois modos de compromisso:

Núcleo: São membros que se dedicam ao apostolado como atividade principal, empenhados a tempo integral na vida e nas atividades da Canção nova, responsáveis pela perpetuação do Carisma.

Segundo Elo: São aqueles que constituem uma aliança à volta do núcleo. Não vivem em regime de dedicação integral, continuam a residir nas suas próprias casa. São chamados a viver a identidade e missão da Comunidade Canção Nova nas condições da própria família, profissão e vida social.

Todos são chamados a viver os seguintes princípios: Viver da Providência – Sadia Convivência, Autoridade e Submissão, Viver Reconciliado e Partilha e Transparência.

E se você for Canção Nova?

Todos os cristãos possuem uma vocação. Ela é o chamamento de Deus, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana. É um gesto gracioso do Senhor que visa a plena humanização do homem. É um gesto graciosos do Senhor que visa a plena humanização do homem. É um dom, uma graça, eleição cuidadosa, com o objetivo de construir o Reino dos Céus. Em 1978, a Comunidade Canção Nova nasceu quando o Padre Jonas Abib, juntamente com os cofundadores Luzia Santiago e Welligtton Silva Jardim(Eto), responderam generosamente ao chamado de Deus lhes fez.

Qual é a sua vocação?

Se sentir que poderá ser Canção Nova envia-nos um email para iniciar connosco a descoberta deste caminho vocacional.