Colina do Encontro e Campo da Graça locais centrais do acontecimento JMJ Lisboa 2023

Estamos na semana da JMJ, Portugal está tomado pela juventude do mundo inteiro que se dirige a Lisboa para se encontrar com o Papa Francisco e viver uma experiência de fé inesquecível. Inscreveram-se 600 mil jovens, além de mais de 20 mil voluntários.

Fonte: Renascença

Para acolher todos os peregrinos, foram pensados dois locais onde acontecerão as atividades centrais da JMJ 2023, os quais a organização divulgou no dia 02 de junho, a dois meses antes do encontro: O espaço no Parque Eduardo VII, que acolherá a Cerimónia de Abertura, a Cerimónia de Acolhimento ao Papa Francisco e a Via-Sacra, chama-se ‘Colina do Encontro’; o local no Parque Tejo, onde será a Vigília e Missa para o Dia Mundial da Juventude é o ‘Campo da Graça’.

 

Segundo o site oficial da JMJ Lisboa 2023, acerca da escolha e explicação dos nomes dos locais a equipa afirmou: “O nome ‘Colina do Encontro’ evoca o encontro com Cristo Vivo, primeiro objetivo da Jornada Mundial da Juventude. Depois, evoca a experiência da Igreja jovem que se encontra em Lisboa e que quer sair ao encontro de todos. Além disso, evoca o encontro entre Maria e Isabel, verdadeiro encontro intergeracional, marcado pela alegria. ‘Colina do Encontro’ recorda também o encontro do Papa São João Paulo II, fundador muito venerado da JMJ, com Lisboa, em 1982, no Parque Eduardo VII. Será neste mesmo local que os jovens irão se encontrar com o Papa Francisco pela primeira vez na JMJ Lisboa 2023”.

Já a designação ‘Campo da Graça’ surge porque será ao Parque Tejo que os peregrinos se vão dirigir em ação de graças para celebrar a Vigília e a Missa Final de uma semana que ficará seguramente no coração de todos para sempre. A JMJ é, nas palavras do Papa Francisco, “um evento de graça que desperta, alarga o horizonte, fortalece as aspirações do coração, ajuda a sonhar, a olhar além”.

A organização da JMJ Lisboa 2023 afirmou ainda que “deseja que estas designações – Colina do Encontro e Campo da Graça – possam perdurar na memória de todos os que irão participar no maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa e, muito especialmente, no coração de todos os habitantes da cidade de Lisboa e Loures”.

Foto: Canção Nova Portugal

Que estes lugares sejam então um forte encontro com Cristo, como é o desejo do Papa Francisco aquando da sua mensagem para a JMJ: “Sonho, queridos jovens, que na JMJ possais experimentar novamente a alegria do encontro com Deus e com os irmãos e as irmãs. Depois de um prolongado período de distanciamento e separação, em Lisboa – com a ajuda de Deus – reencontraremos juntos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, o abraço da reconciliação e da paz, o abraço duma nova fraternidade missionária! Que o Espírito Santo acenda nos vossos corações o desejo de vos levantardes e a alegria de caminhardes todos juntos, em estilo sinodal, abandonando falsas fronteiras. O tempo de nos levantarmos é agora. Levantemo-nos apressadamente! E, como Maria, levemos Jesus dentro de nós, para O comunicar a todos.”