Logotipo e Hino da Jornada Mundial da Juventude

Já é tradição nas Jornadas Mundiais da Juventude, um logotipo e um hino ser criado para ajudar os jovens a entrarem no tema proposto para cada edição. E nesta jornada não seria diferente!

O hino oficial da JMJ Lisboa 2023 que no Youtube já ultrapassa as oitocentas mil visualizações está na boca de todos os jovens. Este é um convite a se identificarem com Maria, dispondo-se ao serviço e à missão.

O hino intitulado “Há Pressa no Ar”, foi inspirado no tema – «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39). Desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica.

A música tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra, no centro de Portugal. Os arranjos são do músico Carlos Garcia. O tema foi gravado em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

A canção oficial da JMJ Lisboa 2023 foi escolhida em concurso nacional, aberto à participação de portugueses maiores de idade. O Comité Organizador Local (COL) da JMJ recebeu mais de uma centena de candidaturas, que foram analisadas por um júri composto por profissionais das áreas da música e das artes.

Os autores da música vencedora do concurso contaram que a melodia nasceu primeiro do que a letra. Pedro Ferreira, de 41 anos, compôs, numa “pequena sala, sozinho ao piano”, uma melodia “pensada para congregar, unir uma comunidade”. Com outros amigos da Banda da Paróquia, grupo musical que integra, pediu ao padre João Paulo Vaz para escrever a letra. “Não alterando em nada a melodia, e com a guitarra na mão, fui escrevendo, como costumo fazer”, recordou o sacerdote, de 51 anos.

O sacerdote partilhou que o tema da JMJ  “Maria levantou-se a partiu apressadamente” (Lc 1, 39) o levou a rever a sua relação com a Mãe e que portanto, o processo criativo da letra tornou-se um tempo de oração muito profundo para ele.

Recorde a nossa reportagem sobre o hino:

O logo oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023  foi desenvolvido pela jovem portuguesa Beatriz Roque Antunes, de 24 anos, diretora de Arte e Design, que também participou num concurso realizado para a escolha do logo, tal como aconteceu com o hino.

No dia da apresentação oficial do logo, a jovem conta que a inspiração e o desejo de contribuir com os seus dons partiu da experiência de ver a iniciativa de pessoas próximas: “A minha irmã e uns amigos estavam a preparar uma proposta para o concurso do hino. Fui acompanhando a reflexão que eles faziam sobre o tema e fiquei com vontade de fazer a minha parte”.

Confira o clipe do hino oficial da JMJ 2023:

Os elementos do logo
Recorde os elementos constitutivos do logo e o seu significado, de acordo com o que consta no site oficial: lisboa2023.org

Cruz: A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.

Caminho: Tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem ‘o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade’ (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.

Terço: A opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal.

Maria: Maria foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade própria da sua idade, caraterística de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.

Recorde a nossa reportagem sobre a apresentação do logotipo:

 

 

Joyce Mesquita
Latest posts by Joyce Mesquita (see all)