Padre António Justino Filho
15 Janeiro 2023
0 Comments

Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deus no Seu amor pelos homens, foi-Se-lhes manifestando progressivamente, ao longo dos séculos, para lhes descobrir quem Ele era e quais os desígnios da Sua vontade.

Essa revelação alcançou o seu ponto culminante, a sua plenitude, em Jesus. N’Ele, o Pai nos dirigiu a Palavra definitiva, Palavra tão atual hoje, como no tempo que foi pronunciada, como o será daqui a 2.000 anos.

Ora se Deus nos falou, não podemos ficar indiferentes perante a Sua Palavra. A nossa atitude deve ser a de Samuel e a dos discípulos de João Baptista.

imagem | cathopic

Esta nossa aceitação, generosa e total, não é simples adesão a uma doutrina: deve ser uma união vital com uma Pessoa — Jesus Cristo. Ao chamar-nos à vida, Deus chamou-nos também a integrarmo-nos n’Ele, a participarmos da Sua vida. Só unidos a Ele, só sendo santos, somos aceites pelo Pai.

1ª Leitura: Livro de Isaías 49, 3.5-6 — “Farei de ti a luz das nações, para que sejais a minha salvação”
A liturgia da Palavra deste Domingo refere-se ainda à manifestação do Senhor, celebrada no Tempo do Natal, particularmente na solenidade da Epifania. Esta primeira leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo de Deus” do profeta Isaías. Este “Servo de Deus”, que vem a identificar-Se com o Senhor Jesus, é por Deus escolhido para levar a luz da palavra de Deus não apenas ao povo de Deus, mas a todos os povos, para a todos trazer à unidade1 de um só povo, que é afinal a sua Igreja. Mas esta luz só poderá iluminar os que olham para o Senhor com a fé que lhes vem da Palavra de Deus.

Salmo 39 (40) — Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade

2ª Leitura: Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios 1, 1-3 — “A graça e a paz de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco”
Começamos a ler a Primeira Epístola aos Coríntios. Hoje quase nos limitamos à dedicatória muito desenvolvida, como era costume naquele tempo. Mas logo aí se podem encontrar grandes afirmações da fé cristã, que depois serão desenvolvidas ao longo de toda a carta. Toda a vida cristã é fruto do chamamento de Deus à fé: foi assim com Paulo, é assim com todos os cristãos. Para todos, o chamamento à fé é dom gratuito de Deus, portador de paz. Com esta introdução, todos ficamos a sentirmo-nos destinatários da epístola, da qual este ano apenas leremos a primeira parte.

Evangelho: São João 1, 29-34 — “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”
Um dos testemunhos que manifesta Jesus como o Messias é o de João Baptista. Ele apresenta-O como o “Cordeiro de Deus”. O símbolo do Cordeiro reúne duas passagens do Antigo Testamento, aplicando-as a Jesus: a do “Servo de Deus” (1ª leitura), que carrega com o pecado do mundo (Isaías 53, 7), e a do cordeiro pascal, que é imolado para tirar o pecado do mundo. Uma e outra coisa o é o Senhor. Descendo à água entre os pecadores, Ele humilha-Se, assumindo a situação da nossa natureza de homens pecadores; uma vez ungido pelo Espírito Santo, Ele torna-Se fonte desse mesmo Espírito para todos os que são batizados em seu nome.

Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia