A Vida que está em Deus

O homem do nosso tempo está possuído pela ânsia de viver; está dominado pelo desejo de apanhar a vida, com ambas as mãos, para dela extrair todo o sumo.

Contudo, a cada momento, nós verificamos que a vida, que nos foi dada, nos escapa, apesar de todos os nossos esforços e de todos os progressos da ciência e da técnica.

Quer queiramos, quer não, a vida, desde o seu começo, está marcada pela morte e pelos sucessivos fracassos, que a vão preparando.

Na verdade, o cristão sabe que, com a Fé, o Baptismo, entrou a fazer parte duma nova família, duma nova humanidade, em que forma um só ser com Cristo, tão íntima e profundamente unido a Ele que tudo quanto se cumpriu no Salvador, se realizará também nele. E assim como a Morte de Cristo foi seguida pela Sua Ressurreição, o mesmo acontecerá com o batizado.

Deste modo, aquele que crê em Cristo sabe que a vida material desaparecerá, um dia, mas será para dar lugar a uma vida superior, como a infância morre para dar lugar à adolescência e esta desaparece, por sua vez, para dar lugar ao homem adulto.

Esta consoladora certeza deve transfigurar a nossa vida e levar-nos a vencer, na esperança, as provações e contradições do tempo presente.

1ª Leitura: Profecia de Ezequiel 37, 12-14  —  “Infundirei em vós o meu espírito e revivereis”
Depois de ter passado diante dos olhos, nos domingos anteriores, a historia da salvação, no Antigo Testamento, através de alguns momentos mais significativos dessa história, chegamos hoje aos profetas. Eles são os homens que nos ensinam a interiorizar essa história e a apreender-lhe o sentido profundo. Toda ela se encaminha para Jesus Cristo, para a sua Ressurreição, que hoje é anunciada no Evangelho com a ressurreição de Lázaro. Por meio do profeta, Deus promete-nos o seu Espírito, que é em nós o princípio e a fonte da Ressurreição.

Salmo 129 (130)  —  No Senhor está a misericórdia e abundante redenção

2ª Leitura: Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos 8, 8-11  —  “O Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós”

O Espírito de Deus é Quem dá a vida. Foi pelo Espírito de Deus que Jesus ressuscitou; é pelo Espírito que Deus nos dá a sua vida e nos ressuscita com Jesus, seu Filho. Mas para isso é preciso que o Espírito de Deus habite em nós.

Evangelho: São João 11, 1-45  —  “Eu sou a ressurreição e a vida”
A ressurreição de Lázaro é a terceira das três leituras evangélicas especialmente importantes na caminhada quaresmal. Catecúmenos e fiéis preparam-se para celebrar o Mistério da Páscoa, da Morte e Ressurreição do Senhor, e assim nelas participar. A Vida está em Deus, e vem a nós em seu Filho, Jesus Cristo. Ele é a Vida. Jesus morreu por nós; nós morreremos n’Ele e com Ele. Mas Jesus passou da Morte à Vida; ressuscitou. Ele próprio é a Ressurreição. N’Ele e com Ele nós ressuscitamos. É a grande mensagem desta leitura, que nos coloca assim na perspetiva pascal.

Padre António Justino Filho
Latest posts by Padre António Justino Filho (see all)