Marta Nogueira
14 Outubro 2021
0 Comments

Abertura do Sínodo dos Bispos na Diocese de Leiria-Fátima é já neste domingo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No próximo domingo, na Sé de Leiria, pelas 16h30 decorrerá a cerimónia diocesana de abertura, seguida de missa às 18h30. Acolheremos uma interpelação do Cardeal D. António Marto e a partilha de dois membros de equipa diocesana para o sínodo.

Poderá acompanhar este caminho tão importante na Igreja, pelo Sistema de Comunicação Canção Nova. O primeiro momento das 16h30 poderá acompanhar através da Rádio Canção Nova. A missa às 18h30 poderá acompanhar na TV e Facebook da Canção Nova.

 

Começou um sínodo, intitulado «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão».

O que é isso? O que tem isso a ver comigo/connosco?

Na sua homilia do passado domingo, 10 outubro, o Papa Francisco, coroou a abertura do Sínodo dos Batizados com um desafio e três verbos.

Eis o desafio.

«Fixemos Jesus (…)».

«Fazer Sínodo significa caminhar pela mesma estrada, caminhar em conjunto.» – disse.

«O Sínodo é um caminho de discernimento espiritual, de discernimento eclesial, que se faz na adoração, na oração, em contacto com a Palavra de Deus.»; – completou ainda.

Será, pois, um caminho mais belo e profícuo se aderirmos a este desafio fixando-nos, demoradamente, apaixonadamente, em adoração a Jesus Cristo.

 

Eis os verbos.

«Encontrar, escutar, discernir» – são três verbos, três disposições de espirito, que o Papa Francisco nos dá para o Caminho.

Que do encontro com ou outro, nosso próximo, surja a comunhão.

Que da escuta brote uma participação humilde e generosa.

Que do discernimento nos seja dada a graça de trazer luz sobre a missão que responsabiliza, envolve e desperta cada batizado na construção e defesa da Igreja e do Reino.

Este caminho Sinodal estender-se-á, este fim de semana, às Dioceses, ao mundo e à «multidão» que sempre acompanhou Jesus Cristo nos Evangelhos e na história, que sempre interpelou Jesus Cristo e os seus apóstolos e que dá corpo à Igreja de pedras vivas que somos (LG 12). Os processos Diocesanos terminarão em março de 2022 e, adiante, encerrar-se-á o sínodo, depois de diversas outras fases, em outubro 2023, na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Fonte: Diocese Leiria-Fátima

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia