Padre António Justino Filho
07 Agosto 2022
0 Comments

Vivo a fé sempre em atitude vigília?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O homem, tomando consciência da sua pequenez, na infinitude cósmica do mundo, sente-se caminhar para o desconhecido. O cristão, vivendo da fé, confiante na promessa de Deus, avança com dignidade para a Ressurreição. Pela fé o homem sente Deus a seu lado, no trabalho, no recreio, na tristeza, na vida. “Sem mim nada podeis fazer”. A presença do Senhor torna-se mais visível na celebração da Eucaristia e na proclamação da Sua Palavra. A fé não isentando o cristão das dificuldades do dia-a-dia, transmite-lhe esperança na vitória do bem sobre o mal, do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte. Esta confiança, radicada na fé, há-de levar-nos a uma maior fidelidade à vontade do Senhor.

imagem | cathopic

1ª Leitura: Livro da Sabedoria 18, 6-9 — “Da mesma forma castigastes os adversários e nos cobristes de glória, chamando-nos a Vós”
A leitura do Evangelho vai dizer-nos que devemos estar sempre de vigia, como quem guarda a casa de noite. Daí que esta primeira leitura nos recorde que foi também numa noite que o Senhor passou pelo meio do seu povo para fazer a libertação pascal, aquando da saída do Egito. A Vigília pascal, que mantém, todos os anos, o povo de Deus em atitude de quem vigia, é o modelo da atitude que este povo e cada um de nós há-de manter até que o Senhor volte.

Salmo 32 (33) — Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança

2ª Leitura: Epístola aos Hebreus 11, 1-2.8-19 — “Esperava a cidade, da qual Deus é arquiteto e construtor”
Começamos hoje a ler uma parte da Epístola aos Hebreus, em que se faz o elogio dos nossos antepassados na fé que, seguindo os passos de Abraão, caminharam fielmente para a Terra Prometida. A fé, que é resposta do homem à palavra Deus, é sempre a luz que ilumina toda a caminhada pascal do homem deste mundo para o Pai.

Evangelho: São Lucas 12, 32-48 —“Estai vós também preparados”
Na continuação do espírito da primeira leitura, também esta leitura evangélica nos coloca como que em atitude de vigília pascal: sobre esta Terra, esperamos e aguardamos o Senhor, que virá. Celebrando o mistério pascal em cada Eucaristia, não recordamos apenas os acontecimentos pascais do passado, mas nós próprios nos colocamos em atitude espiritual de vigília, como, de maneira mais significativa, o fazemos, uma vez por ano, na noite santa da Páscoa. A atitude contínua da Igreja é a de vigília.

 

Ver artigo anterior:
Será que a minha vida depende apenas da abundância de bens?

Latest posts by Padre António Justino Filho (see all)
Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia