Padre António Justino Filho
27 Novembro 2022
0 Comments

Viver o Advento é tempo de aprendizagem pessoal e comunitária para acolher Jesus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Senhor Jesus já veio! Após um longo período de preparação, durante o qual os profetas mantiveram viva a esperança dos homens na promessa divina dum Salvador, nasceu em Belém. Com o Seu nascimento, é comunicada à humanidade uma vida nova, que cresce no coração dos cristãos, se manifesta na caridade e atingirá a sua plenitude, quando da Sua vinda gloriosa, no fim dos tempos.

imagem | cathopic

Entretanto, é hoje que a Igreja vive a vinda de Cristo. Na verdade, o Senhor vem a cada dia, vem sem cessar, na medida em que, pelos cristãos, Se torna presente na história dos homens, para abrir os caminhos da unidade, da felicidade e da paz.

Viver o Advento é iluminar a nossa existência com a fé, é transformar as nossas vidas, num esforço de conversão, para acolhermos o Salvador e para ajudarmos todos os nossos irmãos a acolhê-l’O connosco.

1ª leitura: Livro de Isaías 2, 1-5 — O Senhor chama todos os povos à paz eterna do reino de Deus
Isaías é o profeta do Advento. Desde este primeiro dia, ele aponta para o monte elevado, no cimo do qual aparece o Templo do Senhor, lugar simbólico do encontro de Deus com o seu povo no reino de Deus, onde reina a paz perpétua. Anunciam-se, assim, desde já, a última vinda do Senhor e as próximas solenidades da manifestação do Filho de Deus no meio dos homens, para onde nos encaminhamos. Qualquer dessas vindas do Senhor há-de congregar os homens na paz.

Salmo 121 (122) — Vamos com alegria para a casa do Senhor.

2ª Leitura: Epístola de São Paulo aos Romanos 13, 11-14 — Está perto a salvação
É preciso conservar sempre a consciência de que o Senhor vem, de que a sua vinda está agora mais perto ainda do que no momento em que, pelo baptismo, entramos na comunidade do povo de Deus. Cada ano nos leva mais ao encontro do Senhor que vem. Foram as palavras da segunda parte desta leitura que decidiram Santo Agostinho a dar o passo decisivo da sua conversão.

Evangelho: São Mateus 24, 37-44 — Vigiai, para que estejais preparados
Com o Advento, começa a organização do ciclo anual das leituras e, de maneira geral, de toda a liturgia. O evangelista donde são tiradas, ao domingo, as leituras, ao longo deste ano, não havendo razões especiais em contrário, é São Mateus. Sublinha ele de modo muito especial, que Jesus é o Messias, Aquele que realiza em Si tudo o que estava predito a seu respeito no Antigo Testamento. Assim, ele nos aponta hoje aquela atitude fundamental do cristão, sobretudo no Advento, que tanto faltou a muitos homens de antes de Cristo: a vigilância, própria de quem está à espera para dar acolhimento.

Ver liturgia do domingo passado:
A realeza de Cristo reflete-se na Igreja à medida que vivo a justiça e a caridade

Latest posts by Padre António Justino Filho (see all)
Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia