SÉRIE SER DE CRISTO, SER FAMÍLIA | Um tempo para tudo

Se você é daquelas pessoas que nunca tem tempo; que está sempre atrasada; cuja vida é pior e mais difícil do que as outras vidas todas à face do planeta; então faça agora como se estivesse diante da linha do comboio: Pare! Escute! E olhe!

E já agora respire.

Gerir bem o tempo é principalmente viver com serenidade cada tempo.

foto | freepik

Onde está, esteja inteiro. Na hora de trabalhar, trabalhe com rigor, entusiasmo e empenho. Na hora de estar em casa, descansar ou brincar, brinque sem culpas, sem pensar nas mil tarefas por cumprir. Esteja em cada lugar de forma serena, afinal nem um só dia acrescentamos ao tempo que nos foi dado. E é no quotidiano da nossa vida que havemos de aprender a amar.

Mas, afinal, que significa isso? Como é que Cristo acontece no dia-a-dia da vida familiar?

Que espaço do nosso ser e que tempo do nosso dia reservamos para a intimidade?

Às vezes, as rotinas do dia-a-dia parecem-se a caterpillars que nos esmagam os ossos sem dó, nem piedade. Acordamos todos meio cansados do dia anterior; atrasados e enervados, gerando atrás de nós um redemoinho de mal-disposição que se transformará num furacão ao longo dia, vindo terminar de novo em nossa casa como violenta tempestade lá pela hora do jantar.

Entre o trabalho, a escola dos miúdos, as atividades extra e as tarefas domésticas, lá se vai o nosso tempo como água da chuva pelo bueiro.

Chego hoje à conclusão que manter rotinas saudáveis é uma atividade diária, de cada hora e de cada minuto. Viver rotinas saudáveis que estejam comprometidas com Cristo é fruto de uma decisão interior tomada em consciência e alicerçada na perseverança. Não basta bater no peito e dizer: “Eu sou cristão”. É preciso dizer: “EU ESTOU CRISTÃO!”

Estar cristão é estar em cada momento junto com Cristo, decidir com Ele, viver com Ele, e por Ele respeitar os espaços, os tempos e os outros na sua dimensão única e maravilhosa.

As rotinas da família são, por excelência, esses espaços e esses tempos em que Cristo acontece (ou deve acontecer) em todo o Seu esplendor.

Os pais e mães cristãos devem mostrar que sabem melhor do que os outros que o dia tem uma jornada de trabalho, à qual nos devemos dedicar com alegria, amor e entusiasmo, com compromisso e rigor, procurando obter bons resultado através de boas práticas. Mas, essa jornada de trabalho tem um espaço e um tempo próprios. Pois, do quotidiano fazem também parte uma jornada de tempo de família, onde pais, filhos e irmãos se encontram, partilhando cuidados, histórias e vivências. Um espaço familiar onde se ri, se chora, se joga, se brinca, se descansa, se convive.

Um lugar mágico chamado CASA onde existe uma MESA à volta da qual se janta, em conjunto e em animada conversa.

Afinal, não foi por entre refeições e encontros que Jesus melhor ensinou?

Afinal, não é na convivência da vida familiar que tanto aprendemos sobre a nossa condição de filhos de Deus?

Os pais cristãos têm este extraordinário dever de ensinar aos seus filhos que o respeito por si e pelos outros começa no respeito pelos tempos e espaços de cada actividade da nossa vida. É na vivência certa dos momentos que o Amor melhor se exprime, melhor se manifesta e a todos enche de vida. E é com esta serenidade que melhor apreciamos as consolações e as bênçãos, as muitas bênçãos, de Deus.