Estamos a navegar há quase duas semanas e hoje alcançamos a terra prometida
A terra prometida acontece porque agora começa esta aventura espiritual com a tua primeira experiência a sós com a tua Bíblia, caderno, canetas e sobretudo com Deus.
Como acontece numa receita, foste recolhendo os ingredientes necessários para produzir uma deliciosa refeição que irás a partir de agora, diariamente, colocar em ação e degustar.
Pega então na tua Bíblia e começa pela primeira carta de S. João (1Jo). Vais ler o primeiro e segundo capítulo. Não é o Evangelho de S. João mas a carta.
Deves estar a perguntar-te porque é que se começa por aqui?
Dos 73 livros da Bíblia, esta carta foi escrita com o propósito de nos dar a certeza da Salvação. Esta é a primeira coisa que um cristão tem necessidade de ter a certeza. Saber que Deus ama-te e escolheu-te gratuitamente, independentemente do teu mérito. Ninguém é digno, mas a Salvação é totalmente gratuita. É por amor, por misericórdia de Deus.
Já sabes, começa por colocar a data de hoje e a passagem (1Jo 1-2) e prepara as canetas de cores para realizares uma leitura ativa destes dois capítulos, sem medo de riscar pois trata-se de um livro de estudo como quando andavas na escola.
Vejamos se tem Promessas de Deus. Acho que tem!
Cap. 1 | versículo 9: “Se reconhecemos os nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e para nos purificar de toda a iniquidade”.
Cap. 2 | versículos 1 e 2: “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelas pessoas de todo o mundo”.
Cap. 2 | versículo 25: “Eis a promessa que Ele nos fez: a vida eterna”
Vamos ver as Ordens de Deus:
Cap. 2 | versículos 15 e 16: “Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas do mundo.”
Cap. 2 | versículo 28: “E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele, na sua vinda.”
Agora são os Princípios Eternos:
Cap. 1 | versículos 5, 6 e 7: “Deus é luz e nele não há treva alguma. Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”
Cap. 2 | versículos 9, 10 e 11: “Aquele que diz estar na luz, e odeia o seu irmão, jaz ainda nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos.”
- Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Deus pede-me que para andar na luz, viver na verdade, fazer o bem, amar os amigos e inimigos. E, quando errar me arrepender verdadeiramente, pois o arrependimento traz a salvação. Deus vem em meu auxílio e faz-me uma pessoa nova.
Preciso travar uma grande luta contra o mal, com o mundo e contra mim mesmo, contra as minha fraquezas, pecados e limitações para assemelhar-me com Cristo e chegar à terra prometida, à vida eterna. - Como posso colocar isso em prática na minha vida?
Todas estas direções de Deus ajudam-me como viver com os outros, pois não me salvo sozinha. Preciso dos outros, mesmo que até sofra por causa deles. Mas passar pela cruz fará com que ressuscite em alguma área da minha vida.
A reconciliação com Deus pela confissão cura-me e liberta-me de mim mesma e dos outros. Liberta-me do cativeiro do mal. Então que eu nunca menospreze este sacramento que me purifica. É muito normal na vida do cristão, passar por momentos de dúvidas mas que eu saiba reconhecer sempre nos factos da história da minha vida a salvação de Deus de tantas armadilhas.
Preciso viver sempre na verdade e transparência e nunca serei confundida.
Como vês não é assim tão difícil. Deus poderá falar-te outra coisa mais concreta na realidade que vives. Deus pode até fazer lembra-te de uma determinada situação para que olhes para ela de novo e consigas resignificá-la, ou seja, dar um novo sentido.
Termino esta cruzada com o plano de leitura da Bíblia que Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova implementou. Se quiseres poderás adquirir o livro “A Bíblia no meu dia-a-dia” na nossa livraria.
Primeiro lemos e trabalhamos o Novo Testamento. É mais fácil de compreender e já te ajuda a praticar imenso ate chegar ao Antigo Testamento.
Outra regra de ouro! Não páres porque achas que não acertas ou erraste em ver as promessas, ordens e princípios. Não há certo e errado. O importante é fazer para ganhar prática e ir aperfeiçoando essa escuta de Deus que falará imensoooo.
Estou a rezar por ti pelos imenso frutos que irás colher!
Novo Testamento:
- Primeira Carta de S. João (duas vezes seguidas)
- Evangelho de S. João
- Evangelho de S. Marcos
- Gálatas
- Efésios
- Filipenses
- Colossenses
- Primeira e segunda Carta aos Tessalonicenses
- Primeira e segunda Carta a Timóteo
- Tito
- Filemon
- Evangelho de S. Lucas
- Atos dos Apóstolos
- Carta aos Romanos
- Evangelho de S. Mateus
- Primeira e segunda Carta aos Conríntios
- Carta aos Hebreus
- Carta de S. Tiago
- Primeira e segunda Carta de S. Pedro
- Segunda e terceira Carta de S. João
- Carta de S. Judas
- Apocalipse
- Primeira Carta de S. João (terceira vez)
- Evangelho de S. João (segunda vez)
Antigo Testamento:
- Génesis
- Êxodo
- Números
- Josué
- Juízes
- 1º Samuel
- 2º Samuel
- 1º Reis
- 2º Reis
- Amós
- Oséias
- Isaías (1.39)
- Miquéias
- Naum
- Sofonias
- Habacuc
- Jeremias
- Lamentações
- Ezequiel
- Abdias
- Isaías (40.55)
- 1º Crónicas
- 2º Crónicas
- Esdras
- Neemias
- Ageu
- Zacarias
- Isaías (56 ao 66)
- Malaquias
- Joel
- Jonas
- Rute
- Tobias
- Judite
- Ester
- Eclesiástico
- Cântico dos Cânticos
- Jó
- Eclesiastes
- 1º Macabeus
- 2º Macabeus
- Baruc
- Daniel
- Sabedoria
- Levítico
- Deuteronómio
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023