Ser pai é assumir a missão de educar
Ser pai é muito mais do que simplesmente fecundar a esposa e conceber um filho. Ser pai é educar, é formar. José foi escolhido por Deus e assumiu totalmente a missão de “ser pai” do Menino Jesus. Na educação de um filho, o pai é imprescindível. A importância de Maria é inegável.
Foi ela quem mais cooperou com o plano da Salvação. São José, porém, foi o “molde” no qual Jesus foi formado. Afirmo, sem medo, que o Pai ousou formar Seu Filho no “molde” que foi José, para imprimir na humanidade de Jesus a sua imagem e semelhança. E para que José fosse aquele “molde” que Deus queria, deu-lhe Maria como esposa.
Por disposição do Pai, ela foi a formadora de José, para que ele fosse, por sua vez, o formador de Jesus. Maria foi o instrumento de Deus para a santidade de José, ajudando-o na missão de formar o Menino Jesus. O plano de Deus é que, como José, o homem seja o formador de seus filhos e que, como Maria, a mulher seja a formadora do marido.
A vontade do Pai é fazer do homem o “molde” para seus filhos. É um grande desafio. Maravilhosa aventura. Homem, Deus conta consigo, assim como contou com José.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023