Santuário lugar de encontro com Cristo e de testemunho de fé no regresso a casa

Na homilia da última Peregrinação deste ano a Fátima que assinala a 6ª Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, com particular destaque para o chamado “milagre do Sol” e que tem como tema “Levanta-te! És testemunha do que viste”, o bispo D. José Ornelas centra a sua mensagem na solenidade de sagração da Basílica de Nossa Senhora do Rosário que se celebra hoje também.

D. José Ornelas reflete sobre o lugar dos santuários, “que nenhuma construção humana pode conter ou limitar a grandeza universal de Deus”. Deus é o verdadeiro e novo templo, o “Emanuel” – “Deus connosco”, que não está fixo em nenhum lugar da terra, mas vai ao encontro de todos, especialmente dos que estão nas periferias sociais, económicas e existenciais”, afirma o D. José Ornelas.

Sob o ponto de vista de quem peregrino aos santuários, D. José entende que “não se trata de um simples retorno a casa: os santuários são também lugares de partida desses peregrinos, para que sejam testemunhas e missionários da luz, da força e da esperança que o santuário lança nas suas vidas”.

Focando-se no Santuário de Fátima, dedicado a Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, o bispo de Leiria-Fátima afirma que aqui Nossa Senhora “ensina-nos a ser Igreja unida na mesma fé e a caminhar juntos, como Igreja sinodal para levar Cristo ao mundo”.

E conclui, que “santuário que aqui foi construído para celebrar a presença materna de Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, cuja dedicação hoje celebramos, não é apenas um memorial do passado e da história de três pastorinhos. Ele só tem sentido se for local do encontro dinâmico de cada peregrino com Cristo, de profissão conjunta da fé, em tantas línguas do mundo e de partida para levar o testemunho ativo dessa no nosso regresso a nossas casas e às nossas atividades”.

.: Assista ao vídeo da homilia na íntegra:

 

Ver também homilia de 12 de outubro:
Igreja chamada a refletir Maria na proteção de crianças e jovens

Ver também homilia de 12 de setembro:
O silêncio de Fátima é sinal da consolação e cura dos corações

Ver também homilia de 13 de setembro:
O coração de Maria impele a escutar o Espírito Santo e a escutar uns aos outros