É a pergunta fundamental que ecoa no coração diante desta grande celebração na Igreja: A Festa de Cristo Rei do Universo. Com certeza queremos dar muitas respostas, mas não nos limitemos às palavras.
Por que não pensar em responder com a nossa vida?
Através de um seguimento livre, desprendido de nós mesmos e das coisas terrenas. De alguém que teve um encontro pessoal com Cristo ou que deseja este encontro.
O Bom Jesus deseja que a humanidade reconheça o Seu Senhorio, o seu poder e Reinado. Para isso é necessário abrirmos os olhos, olhar para frente, para o alto, deixar os comportamentos destrutivos, sairmos do nosso egoísmo, do vitimismo e até mesmo, se calhar, da nossa autossuficiência em achar que nos bastamos.
Esta festa e a pergunta inicial que lancei têm também um grande impacto na Comunidade Canção Nova e de Monsenhor Jonas Abib, fundador desta obra de Deus, pois foi neste dia em que cheio do Espírito Santo e movido por Deus ele lançou um convite aos jovens: “Quem quer dar um ano da sua vida para Deus, para viver em Comunidade e fazer o que eu faço convosco?”
E, surpreso com a docilidade daqueles jovens, cheio de alegria, via-se confirmar a vontade de Deus acerca da sua vida, o desígnio que Deus tinha para ele, mas também para o mundo. É bom ressaltar que muitos disseram o seu sim, o sim que foi por mais de um ano, porque Deus convenceu cada um da sua santa vontade.
Deus quis que a Canção Nova nascesse no coração de um sacerdote para o mundo, com uma missão: “Preparar um povo bem disposto”, porque é certo que Jesus Cristo Rei do Universo não tarda a voltar para levar consigo todos aqueles que fazem parte da morada santa, o céu, o paraíso, onde não haverá mais dor, divisão, sofrimento e nem mesmo pandemia.
Ele é Deus e Senhor. Ele é Rei.
Aquele que chama e governa. Mas não governa de longe e sim de perto.
Como Rei e Senhor ensina-nos a servimo-nos uns aos outros. Está bem explícito aqui: “Não vim para ser servido, mas para servir”.
Aquele que chamou Monsenhor Jonas Abib, os primeiros jovens que com ele iniciaram a Comunidade Canção Nova, sob o Seu terno olhar e o olhar da Virgem Maria também, hoje, o(a) chama.
Jesus, o Rei do Universo, por sua imensurável misericórdia e amor diante das nossas cruzes e sofrimentos, permanece connosco e nos dá a sua mãe, a Virgem Maria. Na Canção Nova costumamos dizer como São João Bosco, nosso patrono:”Foi Ela quem tudo fez”, Nossa Senhora abre portas e caminhos para percorremos e nos educa para ainda nesta terra imitarmos a Cristo, e para conservarmos o “firme propósito de servir a Deus e viver na intenção reta de lhe agradar”(Imitação de Cristo, p.212).
Ela é a Mãe e Mestra da Canção Nova, fazemos parte da sua escola de formação, aprendemos com ela a dizer sim a Jesus todos os dias.
Nesta Festa de Cristo Rei do Universo, atualizamos na Canção Nova de forma muito especial o nosso “sim” a Deus.
Nesta linda Festa de Cristo Rei do Universo queiramos de facto responder à pergunta inicial.
Viva Cristo Jesus o Rei do Universo.
Leia também este artigo:
Na festa de Cristo-Rei, a Canção Nova comemora 42 anos do chamamento
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023