Marta Nogueira
22 Novembro 2020
0 Comments

Na festa de Cristo-Rei, a Canção Nova comemora 42 anos do chamamento

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No último domingo do mês de novembro a Igreja celebra o Dia de Cristo Rei. Num domingo de Cristo Rei de 1977, o Padre Jonas Abib fez no encerramento do catecumenato o seguinte apelo aos jovens, na Casa de Queluz:

“Quem quer dar um ano da sua vida para Deus, para viver em Comunidade e fazer o que eu faço convosco?”

Esta pergunta surgiu de uma inspiração de Deus, enquanto o Padre Jonas vinha de comboio para Queluz.

Padre Jonas Abib conta o seguinte:

“Fiz a primeira palestra, já prevista. Como era o fim-de-semana de Cristo Rei, falei sobre a majestade, a soberania, o Senhorio de Jesus. A palestra, sem que eu imaginasse, preparou o ambiente para que eu fizesse a proposta aos jovens. Para meu espanto, uma turma enorme se levantou. Refiz a pergunta e o mesmo número aceitou. Então eu disse a eles que tinham até Janeiro para me dar uma resposta por escrito, com a permissão de seus pais.”

A Luzia Santiago, co-fundadora da Comunidade Canção Nova, conta-nos que demorou para se levantar. Somente na segunda vez que o Padre perguntou é que ela respondeu: “Eu sabia que, se me levantasse, não seria somente por um ano, mas seria para a vida inteira!”

Luzia lembra que teve de abrir a Palavra de Deus, e foi a passagem de Lucas 14, 28-31 que a iluminou. O capítulo narra sobre uma construção, em que se precisa verificar primeiro se há condições de levá-la em frente, antes de levantá-la. “Era preciso fazer as contas”, diz-nos Luzia.

Pouco mais de dois meses depois, no dia 2 de fevereiro de 1978, inaugurava-se a Comunidade Canção Nova, com 12 pessoas.

42 anos se passaram após este apelo de Deus através do Padre Jonas Abib! Foi desafiador naquele tempo e hoje continua a ser um grande desafio.

Hoje toda a comunidade é chamada por Deus a responder a esse chamamento. E ao dizer sim, é convidada a ir às periferias e a fazer esse apelo a outros, a interpelar…

Nós Comunidade Canção Nova somos uma flor no meio de um jardim com tantas diversas flores que é a nossa Santa Mãe Igreja. Um carisma que chega a lugares que nem imaginamos através dos meios de Comunicação Social. Um carisma para as crianças, jovens, adultos, idosos. Um carisma voltado para as famílias.

Somos convidados como Comunidade Canção Nova nestes 42 anos a lançar as redes e sem medo, mas com coragem evangelizar e proporcionar o encontro pessoal com Jesus.

Louvo a Deus pela ousadia do Monsenhor Jonas Abib, pois se não tivesse acontecido, hoje não existiria a Comunidade Canção Nova.

Verdadeiramente é uma Obra de Deus!

Sandra Silva
Canção Nova Portugal

 

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia