Conheça as quatro características que são essenciais no namoro
Namorar é muito bom, não é mesmo? Para o namoro dar certo, o que você acha que é importante? Talvez, alguns achem que é saber dar uma “cantada” ou ter um papo interessante, outros vão dizer que é beijar bem. E quanto a deixar a namorada ou o namorado sair com os amigos? Com certeza, haverá quem ache esse o ponto mais importante. Na verdade, todas essas coisas têm lá o seu grau de importância.
Podemos dizer, no entanto, que essas coisas são ações ou decisões exteriores, classificadas como práticas dentro do namoro. Contudo, as práticas podem ser fruto de situações momentâneas ou de fatores contínuos em nós. Por exemplo: o rapaz deixa a namorada sair com as amigas, porque é começo de namoro e ele ainda a está conquistando. Então, cede ao pedido dela, mas seu coração dá “um nó” de angústia, só de lembrar que ela foi ali com as amigas. Essa decisão dele, essa prática, é fruto da situação de momento.
Quando o rapaz deixa a namorada sair com as amigas, porque ele está consciente de que faz bem para ela, que ela precisa ter a companhia de outras mulheres, que é bom ela sair e falar de assuntos do universo feminino, então, seu coração não vai dar “um nó” e sua cabeça não vai borbulhar de preocupação. Essa ação prática de ceder ao pedido da moça é uma constante nele, um fator contínuo.
Não tem jeito! Se não aprendermos a ter um coração equilibrado, convicto das coisas que realmente importam no relacionamento, podemos até parecer pessoas abertas num primeiro momento, com uma cabeça boa e ideias bacanas sobre como nos portar no namoro, mas, depois, a nossa intransigência, nossas machucaduras virão à tona.
O que é, então, realmente importante no relacionamento? Quais convicções temos de trazer no coração, para vivermos o namoro da melhor forma possível? Sem atormentar a vida de quem amamos, nem a nossa mesmo, com ciúmes, baixa autoestima nem cobranças exageradas? Quais são os fatores que devem ser contínuos em nós?
A Teologia do Corpo, na prática, quer lhe trazer a resposta. Por isso, temos aqui quatro características essências no namoro. São elas:
– Escolha
– Espontaneidade
– Discernimento dos impulsos do coração
– Consciência dos próprios atos
Agora, se eu fosse você, não perderia o vídeo que explica em que consiste cada uma dessas quatro características.
Sandro Arquejada
Missionário da Comunidade Canção Nova, Sandro Arquejada é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Salesiana de Lins (SP). Atualmente, trabalha na Editora Canção Nova. Autor de livros pela Editora Canção Nova, ele já publicou três obras: “Maria, humana como nós”; “As cinco fases do namoro”; e “Terço dos Homens e a grande missão masculina”.
- Refletir a Liturgia – IV Domingo do Advento - 21 de Dezembro, 2024
- Mulheres de fé #5 – Mulher como promotora do Natal - 18 de Dezembro, 2024
- Programa | Vim Visitar-te | TP03 EP 05 - 16 de Dezembro, 2024