O método de ovulação Billings (MOB) é um método natural de observação do ciclo menstrual da mulher. Todas as mulheres podem conhecer este método que é simples e respeita a natureza da mulher, sem qualquer interferência química.
Ao descobrir o MOB passamos a compreender o funcionamento do nosso corpo e constatamos que fomos criados de forma bela e perfeita. Cada detalhe, cada reação, cada hormona tem um papel importante no organismo e juntos formam o ciclo individual e único de cada mulher.
Desta forma o MOB orienta as meninas ou mulheres solteiras para um maior conhecimento de si, ajuda-as a observar-se e acompanhar os seus períodos férteis e inférteis. Uma mulher que se conheça, nota qualquer diferença no seu ciclo, o que ajuda a perceber algumas carências hormonais ou patologias com antecedência.
Para os casais, é utilizado como planeamento familiar, pois permite-lhes conhecerem a sua fertilidade de forma natural, sem o uso de dispositivos ou químicos e, perceber os momentos próximos da ovulação, desta forma, conforme o seu desejo, podem adiar ou conseguir, com sucesso, uma gravidez.
É um método muito simples, que qualquer mulher é capaz de aprender desde que seja acompanhada por um instrutor devidamente treinado. Mais do que conseguir ou adiar uma gravidez o MOB promove o autoconhecimento da mulher e consequentemente a possibilidade de monitorar sua saúde reprodutiva. Assim como a Dra. Evelyn Billings, pensamos que toda a mulher deveria aprender o MOB.
O MOB tem validade científica, pois surgiu de diversas pesquisas realizadas por vários médicos. Foi no ano de 1953 que John Billings, médico neurologista, em Melbourne, recebeu um pedido de um padre católico para ajudar um grupo de casais que queriam ter uma paternidade responsável, reconhecendo a sua fertilidade, apenas com métodos naturais. Desta forma, John Billings dedicou-se a estudar esta área e, acabou por dedicar toda a sua vida a aprofundar o MOB. Ele descobriu, com a colaboração de centenas de mulheres que participaram de um estudo clínico, a importância do muco cervical como indicador de ovulação e chegou à conclusão, que a sensação produzida pelo muco, bem como a sua aparência, permitiria às mulheres reconhecerem o início da fase fértil. Juntamente com o Dr. Brown fizeram mais de 750.000 análises hormonais para apoiar a base científica do método e concluíram que a descoberta foi cientificamente correta.
A Dr.ª Evelyn Billings juntou-se a eles no estudo dos ciclos irregulares, amamentação e pre-menopausa que eles achavam difíceis. Ela ajudou-os a interpretar essas situações e o Dr. Brown corroborou com as análises hormonais. Em 1972 foram publicadas, pela primeira vez, as bases científicas do método.
Com o avançar destas investigações foi-se percebendo que a melhor forma de ensinar o método é de forma simples e individual, isto é, uma instrutora (também existem homens que aprenderam e ensinam o método, mas normalmente é uma mulher ou o casal a ensinar) ensina e acompanha, individualmente a usuária, ou o casal. O mais importante no método é aprender a fazer as observações, corretamente, as anotações e compreender as 4 regras, que são sempre as mesmas. Atualmente, o MOB é ensinado nos 5 continentes, com milhares de usuários.
O casal Billings fundou a Organização Mundial do Método de Ovulação Billings (Woomb Internacional), que é responsável pelo ensino do Autêntico Método de Ovulação Billings e da formação dos seus instrutores.
Em Portugal, a Associação Billings Portugal está a nascer agora. Fomos, no início deste ano, reconhecidas pela Woomb Internacional como associação que ensina o Autêntico Método de Ovulação Billings e acreditadas pela mesma, como instrutoras-formadoras desse mesmo método.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023