O chamamento de Deus para a vocação e o perdão na ‘Cidade da Alegria”

Um dos muitos locais especiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a ‘Cidade da Alegria’. Nesta, existem dois ambientes que se destacam e que são verdadeiras experiências de alegria para a vida dos peregrinos: a ‘Feira Vocacional’ e o ‘Campo do Perdão’.

Foto: Canção Nova Portugal

Segundo o site oficial da JMJ, “passar pela ‘Cidade da Alegria’ significa encontrar um Deus vivo que nos convida a experimentar o seu perdão e a sua misericórdia e a dar a vida de forma generosa respondendo aos seus desígnios de Amor. Este espaço terá como tema “da vocação ao perdão, do perdão à vocação” e será um espaço de encontro para os peregrinos”.

A ‘Feira Vocacional’ é um lugar de descontração e descoberta para os jovens. Aqui é possível conhecer os carismas da Igreja. É onde os jovens têm contacto com movimentos, associações, comunidades, ordens religiosas. É uma grande oportunidade de conhecer os institutos religiosos, viver momentos únicos e discernir a própria vocação no grande jardim que é a Igreja.

Papa Anisio Samandjata que veio de Angola “a ‘Feira Vocacional’ expressa de maneira muito clara a diversidade da Igreja e o sentido de missão que a Igreja ocupa nos nossos dias, a sua dimensão profética, a sua singularidade e popularidade de cada congregação.  É um momento também para perceber o quanto a Igreja é uma instituição com uma grande diversidade de dons que a todos consegue surpreender e impressionar através da sua missão profética, com a mensagem sempre nova de Jesus Cristo”.

A juventude é uma etapa da vida propícia para a descoberta da vocação, para responder ao chamamento de Deus, de conhecer o desígnio e a missão que Deus confia a cada pessoa.

Foto: Canção Nova Portugal

A Comunidade Canção Nova também está presente na ‘Feira Vocacional’. No stand da comunidade os peregrinos podem contar com um ambiente de acolhimento, partilha, animação, conhecimento do carisma e da sua dimensão missionária levando Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, falecido no final do ano passado, que sempre dizia que: “É feliz quem realiza a sua vocação!”. A Comunidade Canção Nova tem como missão evangelizar, comunicar Jesus e a vida nova que Ele trouxe, pelos encontros e, de maneira preferencial, mas não exclusiva, pelos meios de comunicação social, para formar homens novos para o Mundo Novo.

Para o peregrino Kennedy Benguela que passa pela ‘Feira Vocacional’, “cada carisma que as congregações apresentam é muito lindo porque escuta a história das pessoas dessas congregações, os seus testemunhos. É marcante. Tudo isto convida-nos a pensar cada vez mais sobre a nossa vocação e para aquilo que Deus nos chamou, para fazer alguma coisa neste mundo e por este mundo“.

Centenas de jovens passaram e ainda vão passar pela ‘Feira Vocacional’, um dos lugares centrais da JMJ 2023 e assim terem contacto com uma perspetiva mais abrangente do que é a vocação na Igreja, os diferentes caminhos e escolhas.