Em tempos de redes sociais, a paz também pode viralizar
Quem não quer viver em paz? Fazemos de tudo para experimentar esse tão sonhado estado interior. Até cruzamos oceanos para chegar a lugares que nos transmitem sossego, tranquilidade, harmonia. Às vezes, nossa sede de paz é tão grande que até caímos no absurdo de acreditar que podemos comprá-la ou fazê-la por meio de agentes externos, como os cristais e todas aquelas coisas esotéricas que estão em moda hoje em dia. Isso é perigosíssimo!
Se somente entendêssemos e, principalmente, aceitássemos que a paz está ao alcance de nossas mãos e que senti-la não nos custa nada…
A verdadeira paz interior é fruto do Espírito Santo. Quando nossa alma responde docemente às inspirações Dele, passamos a produzir atos de virtude e frutos valiosíssimos, como a paz. Para isso precisamos ter uma disposição interior.
O estado interior em que escolhemos viver será o mesmo que transmitiremos para nossa família e para o mundo, pois o amor, a paz, a alegria, o mau-humor e o ódio são transmissíveis.
Então, se quisermos viver em um mundo de paz, precisamos começar a ter paz interior. Precisamos ser como a luz do sol que os girassóis procuram. Sejamos como aquelas pessoas, cuja presença agrada a todos, pois transmitem tranquilidade e tudo o que favorece a serenidade.
Como você pode ser um gerador de paz?
1. Reze, medite, converse com Deus. Toda manhã, reserve um minuto para ficar somente com Ele. Por meio do silêncio, ouça a voz Dele e permita que Ele lhe preencha com sua paz;
2. Pense antes de falar, de escrever e agir. Ou seja: reflita sobre o que as suas palavras podem provocar ao dizer tal coisa, escrever tal mensagem ou agir de tal maneira. É importe saber como está o seu estado emocional. Se você estiver irritado, seguramente vai transmitir esse sentimento e não vai gerar a paz;
3. Cuidado com o que você compartilha nas redes sociais. O botão “compartilhar” não manda nenhum sinal de alerta. Por isso, cuidado ao apertá-lo. Seja prudente com as mensagens que escreve e com notícias e fotos que você compartilha;
4. Gere e compartilhe boas notícias. Evite as más notícias! Seja somente portador de boas novas. Elas dificilmente se propagam. Mas as más notícias… Propagam-se como um vírus.
Viver em paz não significa não ter problemas, mas ter esperança no Criador, ter certeza de que, depois da noite escura, sempre sai o sol. Portanto, quando você passar por um momento difícil (que pode comprometer sua paz interior), invoque o Nome de Deus, respire fundo e enfrente a vida – sempre com paz.
A paz é contagiosa. Escolha viver neste estado, apesar das circunstâncias. Seja um gerador de paz (não de ódio) e de esperança (não de pessimismo). Em tempos de redes sociais, a paz também pode viralizar!
Fonte: Aleteia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023