Imagem peregrina de Nossa Senhora conclui em Leiria-Fátima visita às dioceses

A Diocese de Leiria-Fátima vai receber entre 1 e 13 de maio a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, na conclusão do périplo que ela tem estado a realizar por todas as regiões do país.

Numa nota pastoral dedicada à iniciativa, o bispo de Leiria-Fátima apela ao “empenho de todos” numa ocasião que será de “grande bênção para toda a diocese” mas também um momento propício para a “revitalização da fé”.

Sobre a visita que a imagem peregrina de Nossa Senhora tem vindo a realizar a todas as comunidades católicas do país, D. António Marto destaca o modo “apoteótico” como Maria tem sido acolhida “por toda a parte”.

O prelado desafia as suas paróquias a mostrarem também “o seu brio” e a receberem Nossa Senhora com a “gratidão” própria de uma região que foi “agraciada com o dom das aparições de Fátima”.

A chegada da imagem peregrina à Diocese de Leiria-Fátima está prevista para o dia 1 de maio às 19h00 em Matos da Ranha (Vermoil), onde será feita uma breve celebração.

Um dos pontos altos do programa já divulgado será precisamente a última etapa do percurso, no dia 13 de maio, com a imagem a ser acolhida no recinto do Santuário de Fátima, pelas 11h30, durante a missa da manhã.

A celebração de encerramento coincidirá com a peregrinação anual de 12 e 13 de maio ao santuário, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, e que será marcada pela consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima.

A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a todas as dioceses do país começou há um ano, a 13 de maio, englobada na preparação da comemoração do centenário das aparições, marcado para 2017.

Depois de sair da Cova da Iria, a imagem passou de carro pelas dioceses de Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores e Porto, preparando-se agora para regressar a Leiria-Fátima.

Fonte: Agência Ecclesia