O jovem santo de Lisboa saúda os jovens do mundo inteiro.
No dia 13 de junho, celebrou-se a festa de Santo António, um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude. Após a Eucaristia na Sé de Lisboa, a solene procissão saiu pelas ruas de Alfama.
Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação Lisboa 2023, conduziu a relíquia à frente da estátua do santo lisboeta. Um dia de calor em Lisboa, mas que não desanimou os devotos a aclamar Santo António no dia de feriado municipal.
Mas será que Santo António é o padroeiro de Lisboa? Ao contrário do que muitos pensam, o padroeiro de Lisboa não é Santo António, mas São Vicente, que também é patrono do patriarcado de Lisboa. Também sempre há uma saudável disputa: Santo António de Lisboa ou Pádua.
O jovem Fernando entrou no mosteiro agostiniano de São Vicente, onde viveu durante dois anos antes de integrar a comunidade de Coimbra. Em setembro de 1220, Fernando deixou os agostinianos para integrar a ordem dos franciscanos, onde assumiu o nome de António, pelo qual é hoje conhecido, a nível global.
Como destacou Dom Américo Aguiar, o jovem franciscano também, como Maria, levantou-se e partiu apressadamente: de Lisboa, para Coimbra e daí para a Itália e ao coração de devotos.
- “Esperança Multimédia”: novo estúdio de produção de conteúdos da Arquidiocese de Évora - 11 de Outubro, 2024
- “Amar, Sofrer, Reparar”: o lema de vida da Beata Alexandrina de Balasar - 11 de Outubro, 2024
- Dia 09/11: I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia - 11 de Outubro, 2024