Desde o início da Comunidade Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib fala do Deus proverá que é o impulso de arriscar a nossa vida no Evangelho, vivendo a dependência e a confiança na Providência de Deus.
Posso testemunhar que é possível viver essa linda aventura de deixar tudo pela evangelização e que todos os missionários experimentam o cuidado do Pai amoroso que vem em socorro das nossas necessidades. É viver conforme a Palavra que nos fala: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e tudo vos será dado em acréscimo” (MT 6,33). Por ela, somos impulsionados a cada dia a seguir em frente, acreditando e testemunhando que é possível viver assim.
Você pode estar a perguntar-se como é possível viver na dependência de Deus? Digo-lhe que é viver da fé, dando um passo no escuro, sem saber o futuro, mas com confiança e coragem, e assim vemos muitos milagres acontecerem. O papa emérito Bento XVI diz que “a fé na providência, de facto, não dispensa a fatigosa luta por uma vida digna, mas liberta da ansiedade pelas coisas e do medo do amanhã.”
Estamos a passar por tempos difíceis, com a pandemia, todos nós fomos afetados de alguma forma. Sentimos o impacto com todas as restrições e limitações, é uma realidade tão desafiadora para todos, mas como é bom saber que temos um Pai que nos ama e está disposto a nos ajudar também no meio das provas que a vida oferece.
Portanto, o convite é que confiemos no Seu amor e nos deixemos conduzir por Ele. Viver da Providência é experimentar o amor do Senhor. Nós precisamos acreditar que Ele está no controle de tudo. Mesmo quando não conseguimos perceber, Deus sustenta-nos e ensina-nos a todo momento.
Rezemos pois “ Deus provê, Deus proverá, a Sua Misericórdia não faltará!”
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023