Proteção de menores: 16 vítimas pedem ajuda ao Grupo VITA em primeira semana de funcionamento

Logo na primeira semana de funcionamento, o Grupo Vita recebeu 16 pedidos de ajuda por parte de vítimas de abusos no contexto da Igreja em Portugal. A partir de então, serão feitos os atendimentos de forma presencial ou onlne. Conforme as situações relatadas, poderá ocorrer o encaminhamento às autoridades judiciais e canónicas.

No dia 22 de maio, o grupo abriu a linha de atendimento telefónico com o número 91 509 0000, como também apresentou o site, que pretende ser um canal para a sinalização de situações de violência, além de um banco público de recursos com informações acerca do tema.

O primeiro relatório de atividades está previsto para 12 de dezembro de 2023.

O Grupo Vita – Grupo de Acompanhamento das situações de abuso contra crianças e adultos vulneráveis no cenário da Igreja – foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa na Assembleia Plenária de abril deste ano.

Em articulação com a Equipa de Coordenação Nacional, o grupo terá a missão de contribuir para o trabalho das Comissões Diocesanas no acolhimento e acompanhamento das vítimas, bem como para a formação preventiva dos agentes pastorais.