Logo na primeira semana de funcionamento, o Grupo Vita recebeu 16 pedidos de ajuda por parte de vítimas de abusos no contexto da Igreja em Portugal. A partir de então, serão feitos os atendimentos de forma presencial ou onlne. Conforme as situações relatadas, poderá ocorrer o encaminhamento às autoridades judiciais e canónicas.
No dia 22 de maio, o grupo abriu a linha de atendimento telefónico com o número 91 509 0000, como também apresentou o site, que pretende ser um canal para a sinalização de situações de violência, além de um banco público de recursos com informações acerca do tema.
O primeiro relatório de atividades está previsto para 12 de dezembro de 2023.
O Grupo Vita – Grupo de Acompanhamento das situações de abuso contra crianças e adultos vulneráveis no cenário da Igreja – foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa na Assembleia Plenária de abril deste ano.
Em articulação com a Equipa de Coordenação Nacional, o grupo terá a missão de contribuir para o trabalho das Comissões Diocesanas no acolhimento e acompanhamento das vítimas, bem como para a formação preventiva dos agentes pastorais.
- Ao completar 75 anos, bispo do Algarve apresenta resignação ao papa - 6 de Setembro, 2024
- “Não relíquias? Relíquias? Quase relíquias?”: exposição temporária do Museu de São Roque - 6 de Setembro, 2024
- Diocese de Setúbal assina protocolo para acolhimento de sacerdotes idosos ou doentes - 6 de Setembro, 2024