Todo o Natal recordamos o maior presente que recebemos: Jesus. Neste tempo de alegria renovamos a nossa fé, lembramos do presépio, do Menino que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho” (Isaías 9,5.)
Também recordamos os pastores que cheios de esperança foram na direção indicada para adorar e oferecer presentes. Os reis magos vieram da Pérsia, iluminados por uma estrela no céu e por uma luz interior que os guiava e os dirigia para Cristo, o Messias que eles sabiam que os judeus esperavam. A tradição diz que eram reis de pequenos reinos, entendidos em ler as estrelas. Enquanto em Jerusalém ninguém esperava e acreditava, eles, na fé, procuravam o esperado Menino, Sua mãe e Seu pai em Belém. “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Vimos a Sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O” (Mateus 2,1-2).
Naquela noite santa, o Menino recebeu presentes cheios de significados que são: o ouro oferecido para Jesus mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo na Sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei, o incenso mostra que os magos reconhecem naquela criança, tão humana, o próprio Deus, no Seu mistério divino de amor e a mirra simboliza que aquele Rei Divino também é verdadeiramente humano.
O presente é uma expressão e reconhecimento de um gesto de amor. O presente gera alegria no coração de quem o recebe, é a expressão do amor presente no coração de quem o oferece.
Como é bom receber presentes: este gesto faz-me lembrar de todos os nossos benfeitores, que todos os meses fazem atos de amor, com a sua contribuição mensal, pelo seu algo a mais, por cada moedinha enviada com tanto carinho, entre tantas formas de contribuição que é sinal do Menino que Se faz presente entre nós. Minha eterna gratidão a cada um de vós que faz parte desta linda obra de Deus.
Desta forma, investimos a nossa vida pela evangelização para que muitos sejam alcançados e possamos oferecer ao Senhor muitas almas: essa é nossa missão, um presente que damos a Jesus, através da nossa vida doada.
Assim acontece o Projeto Dai-me Almas através de todos nós que de alguma forma doamos ao Senhor o que temos para o anúncio do Reino de Deus.
Para finalizar, deixo essa frase de São João Bosco: “Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele.”
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023