A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre está a dinamizar, em 20 países, de 18 a 24 de novembro, a ‘Red Week’, ou seja, a ‘semana vermelha’ centrada na liberdade religiosa. Umas das ações é iluminar de vermelho monumentos a fim de chamar a atenção da população acerca da realidade dos cristãos perseguidos.
Em Portugal, como em todos os anos, o Santuário de Cristo Rei é iluminado durante a noite. Além de locais simbólicos como o monumento a Dom José, na Praça do Comércio.
No contexto desta semana, foi apresentado, em Lisboa, Santarém e Évora, o relatório “Perseguidos e Esquecidos?”. O documento, que cobre o período de 2022 a 2024, examina a situação em 18 países. Segundo o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, tal situação é um ataque a valores universais.
- Seminário de Santa Joana Princesa celebra 75 anos com exposição jubilar em Aveiro - 23 de Janeiro, 2026
- Igrejas em Portugal assinam Carta Ecuménica pela paz e unidade dos cristãos - 23 de Janeiro, 2026
- “O Coração de Irmã Lúcia” filme sobre as aparições de Pontevedra e o Imaculado Coração de Maria - 23 de Janeiro, 2026


