A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre está a dinamizar, em 20 países, de 18 a 24 de novembro, a ‘Red Week’, ou seja, a ‘semana vermelha’ centrada na liberdade religiosa. Umas das ações é iluminar de vermelho monumentos a fim de chamar a atenção da população acerca da realidade dos cristãos perseguidos.
Em Portugal, como em todos os anos, o Santuário de Cristo Rei é iluminado durante a noite. Além de locais simbólicos como o monumento a Dom José, na Praça do Comércio.
No contexto desta semana, foi apresentado, em Lisboa, Santarém e Évora, o relatório “Perseguidos e Esquecidos?”. O documento, que cobre o período de 2022 a 2024, examina a situação em 18 países. Segundo o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, tal situação é um ataque a valores universais.
- Manual “Estamos Todos?”: recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades pastorais - 5 de Dezembro, 2024
- “Escreva uma carta ou um postal a um recluso”: campanha de Natal da Pastoral Penitenciária de Braga - 5 de Dezembro, 2024
- “Pelos peregrinos da esperança”: a intenção de oração do papa para o mês de dezembro - 5 de Dezembro, 2024