D. José Ornelas desafia a “criar gente para o céu”

A celebração da Eucaristia, neste “Hossana Portugal”, foi presidida pelo bispo da diocese Leiria-Fátima, D. José Ornelas. Marcou presença ainda o bispo emérito desta diocese, D. Serfim Ferreira e Silva, reconhecido como pai da Comunidade da Canção Nova em Portugal. Este enquanto bispo no exercício das suas funções há 25 anos reconheceu a necessidade deste carisma em terras lusas.


Entretanto D. José Ornelas na sua homilia refere a liturgia deste dia como sendo “muito bonita, ainda que se possa achar que são historiazinhas, coisas triviais, mas não são”.

O bispo de Leira-Fátima refletiu na primeira leitura ilustrando o que atualmente acontece no mundo “com tantas guerras, com tantas vítimas e generais poderosos a conquistar nações, a conquistar riquezas. Tanta cobiça, destruição, choros, lágrimas, mortes”.

“Tarde ou cedo, rico ou pobre, acaba por morrer” afirmou, encorajando a “não ficarmos tristes. Apesar de tanta tristeza precisamos saber retirar o melhor de todas as situações”.

Na segunda leitura aproveitou a mesma linha de reflexão dirigindo-se a todas as vocações, casados, consagrados e sacerdotes: “não é para existir relações de poder, mas sim ter por princípio criar gente para o céu. Se não for assim só existe opressão, destruição, guerras, pois criar para o céu é seguir o amor que se aprende com o Pai do céu, pelo batismo”.

“Somos testemunhas porque recebemos o Espírito Santo que nos ajuda a criar um mundo de amor e ternura e não de guerras”, concluiu D. José Ornelas.

O bispo de Leiria-Fátima referiu que a Comunidade Canção Nova é esta boa semente pois “graças a Deus anuncia esta mensagem que nos ajuda a empenhar na construção de um mundo novo, de paz, amor e ternura”.

 

.: Poderá adquirir esta homilia na nossa loja através do telefone 249 530 600.

  Quem são os discípulos do reino de Cristo?