Foram dias intensos em Lisboa, capital portuguesa escolhida para mais uma edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante a sua estadia no país, o Papa Francisco participou em diversos compromissos apostólicos e ao longo dos seus onze discursos e homilias, deixou marcado no coração de todos os jovens palavras de esperança, acolhimento e encorajamento, como “Todos, todos, todos”, a exortação “não tenham medo” e o convite aos jovens a serem “seres luminosos” para iluminar este mundo.
E foi com um clima de gratidão que na tarde deste domingo, que o Pontífice, após se encontrar com os voluntários que trabalharam na JMJ, se dirigiu à base aérea de Figo Maduro para regressar ao Vaticano a bordo do avião da TAP Air Portugal.
No local, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aguardava-o para uma breve troca de cumprimentos na VIP Lounge. Francisco recebeu os cumprimentos do presidente e das demais delegações presentes na base aérea.
O avião descolou da Base Aérea às 18h22, horário local. Depois de percorrer 1.968 km em 3 horas, o voo que o traz de Lisboa para Roma deverá aterrar no Aeroporto Fiumicino por volta das 22h20, horário italiano.
Durante o voo o Santo Padre como de costume nas suas viagens apostólicas, agradecerá e responderá a diversas perguntas do grupo de quase 80 jornalistas que o acompanharam ao longo de todos os seus compromissos em solo português.
- Papa Francisco despede-se de Lisboa - 6 de Agosto, 2023
- Logotipo e Hino da Jornada Mundial da Juventude - 31 de Julho, 2023