Papa Francisco chega a Lisboa

Passados seis anos, o Papa Francisco volta a Portugal. Chegou esta manhã, quarta-feira, 2 de agosto, ao Aeroporto de Figo Maduro em Lisboa para a 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Foto: Canção Nova Portugal

O avião que trouxe o Papa foi escoltado por dois caças F-16 e aterrou por volta das 9h43 da manhã. Além da tripulação vieram também neste voo cerca de 70 jornalistas.

Após a  aterragem, o Núncio Papal, Ivo Scapolo, e o chefe do protocolo subiram a bordo da aeronave, para saudarem Francisco que desceu do avião de elevador, saindo em cadeira de rodas.

O Papa foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e por duas crianças que entregaram flores a Francisco.

O Aeroporto de Figo Maduro não é um local de fácil acesso a quem gostaria de ver chegar o Papa, mas Fernanda de Sousa, 78 anos, moradora da Quinta da Piedade acordou às 4h00 da manhã para vê-lo chegar. Fernanda trouxe uma grande bandeira de Portugal e a sua roupa apresenta estampada da bandeira portuguesa. A moradora partilhou ainda, com alegria, que este é o seu costume para ver pessoas importantes chegarem a Lisboa.

A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu em 2019 no Panamá, e esta é a primeira vez que a JMJ ocorre após a pandemia da covid-19. Durante a visita do Papa a Portugal existe uma grande expectativa em torno de todos os momentos agendado para esta viagem apostólica.

 

No final da manhã um destes momentos de grande expetativa foi o encontro com as autoridades, sociedade civil e o corpo diplomático, no Centro Cultural de Belém onde o Santo Padre proferiu o seu primeiro discurso: