Viver em Igreja a alegria de ser cristão

O bispo do Funchal apresentou hoje o programa para Ano Pastoral 2016-2017, inspirado na celebração dos 500 anos da dedicação da catedral diocesana, no centenário das Aparições em Fátima e na esperada visita do Papa Francisco.

987654321se_funchal

“Viver em Igreja a alegria de ser cristão” é o tema do Ano Pastoral 2016-2017, apresentado hoje durante a uma assembleia, no Convento de Santa Clara, no Funchal, com representantes das várias estruturas e organismos da Diocese do Funchal.

“Abraçamos um novo tempo e novos desafios, inspirados por três acontecimentos de relevante importância: os 500 anos da Dedicação da Sé do Funchal, o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e como esperamos, a visita do Papa Francisco”, afirma D. António Carrilho na mensagem de apresentação do Programa Pastoral da Diocese do Funchal.

Para o bispo do Funchal, assinalar cinco séculos da dedicação da Sé do Funchal, cujas celebrações iniciam no dia 18 de outubro com abertura do Ano Jubilar, é uma oportunidade de “reflexão e renovação” do ser cristão e da “ação pastoral diocesana”.

D. António Carrilho refere ainda que ao longo do Ano Pastoral 2016-2017, os 100 anos das Aparições em Fátima convidam a repensar os “apelos à conversão e à oração” feitos por Nossa Senhora, acolhendo também o “testemunho da presença do Papa Francisco”.

O bispo do Funchal indica que a “proposta de Programa Pastoral pretende inspirar, apoiar e potenciar, respeitar e integrar, a missão específica dos secretariados e departamentos diocesanos, arciprestados e paróquias, institutos de vida consagrada, grupos, movimentos e obras laicais, num projeto de ação conjunta”.

“A unidade e a comunhão no agir geram dinamismo e eficácia pastoral”, sublinha D. António Carrilho.

“Queremos ser uma Igreja diocesana viva, corresponsável na missão, em dinamismo de nova evangelização, criadora de projetos e novas formas de compromisso com as pessoas e a sociedade do nosso tempo”, refere o bispo do Funchal na apresentação do programa para o novo ano pastoral.

“Saibamos nós responder, com a ajuda de Deus, a esses novos desafios com que deparamos no campo da fé e da cultura, da ação educativa, participação social, com um ânimo crescente de alegria e de empenho”, sublinha.

O programa para o Ano Pastoral 2016-2017 propõe um melhor “conhecimento” da catedral, apela à participação nas celebrações que nela decorrem, deseja “assegurar o melhor acolhimento e caminhos de vida cristã” a quer ser batizado, dinamizar a pastoral familiar e “aprofundar a história das Aparições e o sentido da Mensagem de Fátima”.

A página da internet da Diocese do Funchal publicou hoje a mensagem de D. António Carrilho e o programa do Ano Pastoral 2016-2017.

Fonte: Agência Ecclesia