Vaticano: Papa diz que solidariedade com migrantes mostra valores que estão na «base da civilização europeia»

Francisco envia mensagem a responsáveis por novo portal dedicado ao tema

 

O Papa Francisco defendeu que a solidariedade com os migrantes revela os valores que estão na “base da civilização europeia”, numa mensagem enviada ao novo portal ‘Infomigrants.net’, da agência italiana de notícias ANSA.

No texto, divulgado pela Rádio Vaticano, o pontífice encoraja as “instituições, associações e indivíduos” para que se “abram, com sabedoria, ao fenómeno complexo da migração com ações adequadas de apoio, testemunhando os valores humanos e cristãos que estão na base da civilização europeia.”

“A presença de muitos irmãos e irmãs que vivem a tragédia da migração é uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e diálogo entre culturas, em vista da promoção da paz e da fraternidade entre os povos”, refere Francisco.

O portal ‘Infomigrants.net’ é realizado pela ANSA juntamente com os parceiros europeus ‘France Media Monde’ e ‘Deutsche Welle’.

“Manifesto o meu apreço sincero por esta importante iniciativa e desejo que favoreça a integração dessas pessoas, respeitando as leis dos países que as acolhem”, escreve o Papa.

A mensagem propõe uma “cultura de acolhimento e solidariedade” em favor dos que “são obrigados a deixar a sua própria terra por causa de conflitos armados, ataques terroristas, fome e regimes totalitários”.

“Que os migrantes possam encontrar irmãos e irmãs que partilham com eles o pão e a esperança no percurso comum”, conclui.

Fonte: Agência Ecclesia