O Papa Francisco dirigiu uma mensagem ao arcebispo do Quebeque para condenar o atentado que este domingo atingiu um centro islâmico da cidade canadiana, matando seis pessoas.
“O Santo Padre condena firmemente, mais uma vez, a violência que gera tantos sofrimentos e implora a Deus o dom do respeito mútuo e da paz”, refere o texto, enviado ao cardeal Gérald Cyprien Lacroix, através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
Também o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé) se manifestou após o atentado, manifestando “profunda tristeza e indignação” pela violência contra fiéis muçulmanos “recolhidos em oração”.
“Com este gesto insensato foram violadas a sacralidade da vida humana e o respeito devido a uma comunidade em oração e ao lugar de culto que a acolhia”, pode ler-se.
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso manifesta a sua “plena solidariedade” aos muçulmanos do Canadá, vítimas de “violência inaudita”.
Homens armados e encapuzados entraram numa sala de oração num centro cultural islâmico da cidade do Quebeque, durante as orações da noite de domingo, e começaram a disparar, matando seis pessoas; outras oito ficaram feridas, algumas em estado grave.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse ter-se tratado de “um ataque terrorista contra muçulmanos”.
Fonte: Agência Ecclesia.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023