Marta Nogueira
22 Setembro 2021
0 Comments

Vamos ter “um ano Eucarístico e Sinodal”

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o início oficial do ano pastoral a ter lugar no primeiro domingo de outubro, o bispo da diocese de Leiria-Fátima escreveu uma mensagem pastoral a todos os fiéis. O documento está enquadrado no segundo ano do triénio subordinado ao tema “Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”, no qual se dá uma especial atenção ao sacramento central da vida cristã.

Para além da temática prevista, o ano que começa irá ficar marcado pela realização da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (comumente identificada por Sínodo dos Bispos ou apenas Sínodo), que terá o seu início com a celebração de abertura em Roma, no dia 10 de outubro. Nessa linha, a mensagem, que também está disponível em vídeo, apresenta-se dividida em três breves partes, a saber: a apresentação de algumas propostas para este ano, o Sínodo e o Dia da Igreja Diocesana. Todas elas referem orientações concretos e práticas.

Na primeira parte, D. António Marto recomenda, “de modo particular, a prática da leitura orante (lectio divina) da Palavra de Deus para cada domingo e a audição do respetivo podcast, publicados semanalmente, e a utilização das catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia, enriquecidas com textos da Palavra de Deus”. A propósito deste último subsídio, o cardeal fez uma apresentação à parte, da qual já demos notícia. A ideias destes materiais de apoio é, nas palavras do cardeal, “dar a primazia à Palavra de Deus na vida da Igreja, da família e de cada um de nós e a pôr Jesus Cristo no centro da nossa vida de fé.”

A segunda parte é dedicada ao Sínodo dos Bispos. Para além de referências à sinodalidade como elemento constitutivo da Igreja, é explicado que o Papa deseja “que toda a Igreja seja desde já envolvida no caminho sinodal, pois, segundo as suas palavras, «o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio»”. Também são apontadas duas datas importantes: “o processo começa já este ano e a sua abertura, pelo Santo Padre, terá lugar em Roma, no próximo dia 10 de outubro”, e “a nossa Diocese participará também neste caminho sinodal, que, entre nós, terá início com um encontro e celebração, no dia 17 de outubro, na Sé”.

Finalmente, a terceira parte informa que, este ano “não haverá a habitual celebração comum presidida por mim, no dia da Igreja diocesana”. Esta celebração será feita a nível paroquial, pelo que o Bispo diocesano confia “aos pastores, especialmente aos párocos, o zelo pastoral para aproveitar as indicações do Departamento diocesano de Liturgia”.

Diocese Leiria Fátima

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia