Um presépio com o Papa no meio das compras de Natal

Um grupo de leigos católicos dinamiza há 16 edições consecutivas o projeto ‘Presépio na Cidade’ que este ano trouxe ao Chiado, em Lisboa, a figura do Papa Francisco, na representação do nascimento de Jesus.

presepio_cidade2016

“Temos vindo a transformar um presépio que era muito bonito, muito grande e luminoso numa coisa mais pequena, mais próxima da realidade e que nos dê a possibilidade de viver dentro do presépio”, afirmou Sofia Guedes à Agência ECCLESIA.

Até esta sexta-feira, dia 23, o grupo convida todas as pessoas sozinhas ou organizados em grupos, a rezar o Terço junto ao presépio a partir das 18h00 em frente à da Basílica dos Mártires, ao Chiado, em Lisboa.

A edição deste ano apresenta cinco figuras tradicionais do presépio – o anjo, Maria grávida, São José, um pastor, a vaca e o burro – e um “convidado”, o Papa Francisco.

“É um pastor que anda no meio do mundo”, disse Sofia Guedes, comentando “tem sido muito curioso” ouvir os “comentários” de quem passa, como alguém que disse que a cena tinha “o pastor do antigo testamento e o Papa que representa o novo”.

Francisco está sentado à entrada da casa que acolhe a família de Nazaré e observa a cena tradicional do Natal, na qual as figuras remetem para o milagre da vida, em concreto do nascimento de Jesus.

“A gravidez dá ideia que já não tem nada a ver com o homem, com a nossa origem, é bom lembrar que o próprio Jesus quando se fez homem precisou de uma mãe e foi em tudo igual a nós”, acrescentou a entrevistada.

Com cinco objetivos, os leigos católicos que dinamizam o ‘Presépio na Cidade’ querem dar a conhecer o Menino Jesus, à cidade de Lisboa, “e a todos os que nela vivem ou trabalham, num espírito de paz, alegria e simplicidade”.

O projeto pretende também “repor o verdadeiro sentido do Natal”, juntar “o maior número de pessoas” na Via da Alegria, uma procissão nas ruas de Lisboa, que “muitas grávidas” recebam a bênção da sua maternidade e “levantar bem alto os valores da família e da vida”.

O ‘Presépio na Cidade’ nasceu em Lisboa no contexto do Jubileu do Ano 2000 convidando a capital portuguesa a “aproximar-se e a participar” do “grande acontecimento” que é o Nascimento de Jesus e está presente também na internet, com um site e página na rede social Facebook.

Fonte: Agência Ecclesia