Tudo depende de mim para alcançar a salvação de Deus

No primeiro ensinamento da manhã deste segundo dia do “Salvos pela Fé”, Padre Migue Quissola refletiu acerca da passagem bíblica do cego que via além e que se encontra em Marcus 10, 46-52.

O padre monfortino realizou a análise narrativa da cena para trazê-la para a nossa vida, constatando que o lugar onde se encontrava o cego era o lugar onde ele ia viver um encontro decisivo com Jesus . Para nós esse lugar hoje é o Centro Pastoral Paulo VI, afirmou. Trouxe ainda dentro deste ponto inicial da sua análise que o lugar muitas vezes pode estar uma confusão e com uma imensa multidão mas “porque eu estou nesse lugar e porque tenho uma grande intimidade com Jesus aquele lugar torna-se sagrado”.

Refletindo na personagem principal da narrativa, o cego Bartimeu, Padre Miguel sublinhou que não é o nosso nome que importa. “Às vezes queremos que o nosso nome seja conhecido, mas o que realmente importa é o que Deus pode fazer com cada um de nós”. O padre monfortino levou o povo à reflexão também de que Bartimeu era um inconformado com a sua situação. “Ele não chora, não se lamenta e vitimiza da sua situação, mas vai à luta para encontrar salvação para a sua vida, colocando-se num lugar estratégico (à beira do caminho) para ver Jesus e chamá-lo”, afirmou.

Padre Miguel ressaltou que é assim necessário sair da zona de conforto para receber a benção de Deus, tal como cada um que participa neste encontro de oração fez saindo da sua casa.

Outro ponto a refletir desta passagem e deste personagem cego é que ele não podia trabalhar devido à sua condição mas ele sabia que poderia fazer algo, mendigar. Padre Miguel constata que na atitude de Bartimeu “é sempre possível fazer alguma coisa mesmo que a minha condição possa não permitir fazer o que gostaria ou fazer o que os outros fazem. Sempre existirá algo que dentro das minhas capacidades eu conseguirei fazer. Este cego foi realmente além, apesar de ser humilhado e rejeitado. Mas ele tinha o discernimento de que estava a fazer a vontade de Deus e, portanto, Bartimeu não está preocupado com o que os outros falam ou vão pensar, mas está preocupado em realizar a vontade de Deus na sua vida. Assim ele quando vê Jesus pede não apenas a sua cura física, mas sobretudo a cura espiritual”, afirmou Padre Miguel Quissola terminando o ensinamento com uma oração de cura.

 

.: Poderá adquirir este ensinamento através da nossa loja pelo telefone 249 530 600.

 

O encontro com Cristo é a luz que renova o nosso coração

Marta Nogueira