Buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus” (Colossenses 3,1).
Todo homem traz em si o desejo pelo Alto, por Deus. O homem nasceu para transcender desta vida e voltar para o Criador. No fundo do seu coração, há um profundo desejo pelas coisas do Senhor. Mesmo aqueles que não tiveram um encontro pessoal com o Deus verdadeiro não vai ter paz no coração nem vai descansar enquanto em Cristo não repousar.
Todo homem tem sede de religião, de estar em contato com o divino e o sobrenatural. Ele tenta se refugiar e, muitas vezes, busca outras coisas longe do Senhor. Não encontrando o Deus Verdadeiro, seu coração tenta se preencher no vazio do mundo, das coisas, nas pessoas ou em si mesmo. Seu coração jamais terá repouso enquanto em Deus não se encontrar. Cristo se encarnou para introduzir o homem no seio da Trindade, de onde viemos e para onde voltaremos.
Todo homem deseja viver e estar em Deus, mas não sabe como. Vive perdido pelo mundo a bater cabeça, sem experimentar a verdadeira alegria, que é estar em Deus. “Também a própria criação espera ser libertada da escravidão da corrupção em vista da liberdade que é a glória dos filhos de Deus” (Rm 8,21). Por isso, todo homem está sujeito a ser escravo dos seus próprios desejos, deixando de lado a sua própria liberdade de filho, que é a condição humana. Por si próprio ele se escraviza nos seus desejos carnais, substituindo Deus por um objeto ou uma pessoa. Quando colocamos algo em nossa vida como meta, que não seja Deus, estamos nos escravizando e caindo no vazio.
“Ele nos ressuscitou com Cristo e com Ele nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Cristo Jesus” (Ef 2,6).
Eis a razão de buscarmos as coisas do Alto: para sermos introduzidos com Cristo no Céu. Foi para a ressurreição em Cristo que fomos chamados. Assim como Cristo ressuscitou, nós também somos chamados a ressuscitar do homem velho que em nós grita para vencer a batalha. O verdadeiro sentido de buscarmos as coisas do Alto é o próprio Cristo. Assim, as coisas têm sentido quando nos unimos a Ele, somente a Ele.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023