Terço da JMJ Lisboa 2023 é convite à oração

Divulgado o Terço JMJ Lisboa 2023, a poucas semanas do início de maio, mês de Maria, em  três versões e com meditações dos Mistérios do Rosário com um texto introdutório do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Trata-se de um produto oficial que, do ponto de vista pastoral, é um convite à oração. Está à venda  a partir de 15 de abril, mas até lá é possível fazer pré-encomendas junto de cada Comité Organizador  Diocesano. O primeiro momento de oração está agendado para 1 de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas.

“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um  dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais. Aliás, alegrou-nos muitíssimo  a mensagem do senhor Presidente da República que partilhou connosco a intenção de o Papa  Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ”, refere D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de  Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

Tendo como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, o Terço integra como elementos  centrais a Cruz da JMJ Lisboa 2023, e, no passador, o lema da JMJ 2023, definido pelo Papa Francisco:  «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Nas contas do Pai-Nosso está a referência  «JMJ LISBOA 2023», impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano).

Meditações com introdução do Cardeal-Patriarca de Lisboa  
Com o terço é disponibilizado um folheto com a meditação dos Mistérios do Rosário, com introdução  do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

“Como Maria partiu de Nazaré para a Judeia, até à casa de Isabel, também nós partimos, da  convocação do Papa Francisco até ao verão de 2023. Com Maria levamos Jesus, que por nós quer  chegar a muitos. Isto mesmo nos convence que só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ.  É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, escreve D. Manuel Clemente.

Um terço inclusivo, amigo do ambiente e produzido in Fátima 
Nos três modelos criados, o cordão do terço é em fio de algodão. Duas versões são em madeira, uma  trabalhada e outra mais simples, e outra usa o plástico reciclado como matéria-prima. As peças assumem a preocupação ambiental, com algumas caraterísticas peculiares, como o facto de em  cada terço de plástico ser usado material reciclado equivalente a 35 tampas de garrafa de água.

Comunicar para todos, nomeadamente através da linguagem inclusiva (braile e pictogramas), é uma  prioridade da JMJ Lisboa 2023 que está presente nas embalagens dos terços, em papel reciclado.  Durante o mês de maio, estará disponível, no site, a versão áudio e em língua gestual portuguesa das  meditações propostas para o terço JMJ Lisboa 2023.

“A oração, neste caso a oração do Terço, é uma das caraterísticas universais da Jornada Mundial da  Juventude. Pretendemos, por isso, que a peça fosse de fácil uso, manuseamento, e de grande  simplicidade. Destacamos também o forte propósito de inclusão e o da sustentabilidade”, refere  Jorge Almeida, do Gabinete de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, responsável pela área da marca  e merchandising, que coordenou a criação do terço.

Produzido numa fábrica de artigos religiosos de Fátima, a Farup, o Terço JMJ Lisboa 2023 surge com  uma primeira edição de 15 mil exemplares, 5 mil em cada modelo, datada de «maio 2021». Cada peça  demora em média 15 minutos a ser montada manualmente. Na versão em plástico reciclado, onde  surgem destacadas as cores da bandeira de Portugal, o segredo do toque macio está no uso do pó  talco.

Até 15 de abril o terço está disponível para pré-encomendas pelos Comités Organizadores Diocesanos  Locais (COD´s). A partir desse dia pode ser adquirido diretamente em Jornada Mundial da Juventude  | Dott.pt 

Em breve mais informação sobre o momento de oração marcado para 1 de maio.


Gabinete de Comunicação da JMJ Lisboa 2023