Ter um coração puro, um coração que quer servir

Estamos no 25º domingo do tempo comum! Vejamos o que a Liturgia da Palavra nos ensina:

1ª LEITURA: Livro da Sabedoria 2, 12.17-20 
Esta leitura descreve, em primeiro lugar, a atitude dos judeus influenciados pelas civilizações dos outros povos que lhes iam fazendo perder a fé na lei de Deus, transmitida pelos seus antepassados. Esses pagãos experimentam-nos, perseguindo-os e maltratando-os. O mistério da Cruz virá demonstrar que os sofrimentos dos homens, assumidos por Jesus, não serão uma derrota que põe fim a tudo, mas caminho de libertação e glória, porque Deus está com o justo. O justo por excelência é Jesus Cristo.

SALMO RESPONSORIAL 53 (54) – O Senhor sustenta a minha vida.

2º LEITURA: Epístola de São Tiago 3, 16 — 4, 3
A má convivência  entre os homens procede sempre da atitude interior, egoísta, menos recta, viciada, própria de uma natureza deixada a si mesma, onde a sabedoria de Deus não lançou a sua luz e a sua paz. Porque a natureza não pode dar esta sabedoria, é necessário pedi-la a Deus, que a dará abundantemente a quem Lha pedir.

EVANGELHO: São Marcos 9, 30-37
Este Evangelho é continuação do domingo anterior. Jesus quer fazer compreender aos seus o sentido da sua Paixão e o sentido da vida cristã em geral, que não é a procura de grandezas, mas o serviço de Deus e dos homens segundo os caminhos de Deus: os da humildade e simplicidade.

ORAÇÃO
Meu Senhor e meu Deus, ajudai-me a ter um coração puro, um coração que quer servir e ajudar e que não atua de acordo com o seu próprio interesse. Por vezes é tentador ser o primeiro, ser o maior, mas esse não é o caminho que Tu nos propões. Ajudai-me a resistir a esta tentação, para que eu seja puro e transparente como uma criança.