Em 2016, mais de 5,3 milhões de pessoas de 85 países participaram das celebrações no Santuário
Doutor em Filosofia da Religião e diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, Pedro Valinho Gomes, acredita que o peregrino vem a este Santuário Mariano demonstrar gratidão e confiança. Ele destaca que a mensagem de Fátima fala do núcleo do Evangelho e que isso também atrai as pessoas. “Fátima não traz coisa nova, mas a Boa Nova”, defende.
Numa entrevista à Canção Nova, Pedro Valinho fala do contexto histórico no tempo das aparições, marcado pela guerra e regimes totalitários e explica como a mensagem de Fátima veio iluminar o século passado. Ele analisa a mudança no perfil do peregrino ao longo destes cem anos e destaca que Fátima não é uma proposta de devoções mas, de espiritualidade.
Por fim, recorda a canonização de Francisco e Jacinta, em maio deste ano, e conta como mudou o seu olhar sobre Fátima, que a princípio não era comprometido.
.: Assista a entrevista
Este vídeo faz parte de uma série de entrevistas feitas pela Canção Nova em Portugal, para um documentário sobre a atualidade da Mensagem de Fátima, que será exibido pela TV Canção Nova dia 13 de Outubro às 21h00 horas.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023