Às vezes, vivemos como loucos, querendo fazer tudo ao mesmo tempo, com a sensação de que o mundo acabará hoje. Então, a Palavra de Deus vem nos dizer: “Calma, tudo tem o seu tempo, a sua ocasião, não apresse o rio, ele tem a sua velocidade, o seu tempo; se tivermos paciência, veremos suas águas passarem por todos os lugares. É só esperar”.
Há o momento de nascer e o de morrer, e esse é o tempo de Deus para nós. Ao aceitar isso, seremos felizes e viveremos a vida conforme Deus a conduz. Que seja feita a vontade d’Ele. Nós não sabemos de nada, mas Ele sabe de tudo. Ele tem todas as cartas do jogo da nossa vida nas mãos e nos ama. Portanto, não precisamos brigar com a vida. Temos de aceitar cada fase – infância, juventude, vida adulta, velhice –, e viver intensamente o belo tempo que Deus nos dá.
O jovem é forte, mas não tem a sabedoria de um idoso, por isso, apresenta muitas atitudes erradas. Tudo pode ser feito a todo momento, mas há momentos oportunos para cada coisa. “Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu”. É muito difícil quando fazemos algo fora do tempo. Por exemplo, o caso de uma pessoa que cursa uma faculdade depois de ter casado, trabalhando e com filhos, não é fácil. A época adequada para isso seria a juventude, enquanto ainda se está solteiro.
Não podemos desperdiçar esse tempo
Nascer é a obra-prima de Deus e só acontece com Sua vontade. Morrer é um mistério. Não podemos nos apegar à vida nem à morte, mas aceitar o que vem de Deus. Esse é o segredo de uma vida santa e feliz: aceitar a santa vontade de Deus. Por isso o Eclesiástico diz: “Tudo o que te acontecer, aceita-o” (Eclo 2,4).
Tudo tem seu valor quando realizado no momento certo. Por isso, devemos aproveitar a vida que Deus nos deu e nos alegrarmos com os frutos produzidos. No final de cada dia, podemos erguer nossas mãos para o céu e agradecer a Ele por tantos dons que recebemos e tantas ações realizadas por nós.
O que Deus fez é para sempre. Não se pode tirar nem pôr nada em sua obra, porque tudo é bem feito por Ele. Além disso, deu-nos a graça de poder completar a sua obra com o nosso trabalho e dedicação. Com nossa inteligência e mãos, completamos e colocamos a nossa “marca” na obra de Deus. Tudo em seu tempo. O que não podemos é perder tempo. Aquele que perde tempo é como o insensato que queima dinheiro. Pior ainda, pois o dinheiro pode ser ganho de novo, mas o tempo perdido jamais volta. Um provérbio chinês diz que há três coisas que não podemos recuperar: a pedra lançada, a palavra dita e o tempo perdido. Pense nisso!
De seu amigo,
Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova
Adquira nossos produtos:
O post Tempo adequado para cada coisa nas nossas vidas apareceu primeiro em Eto.