Solenidade da Ascensão do Senhor

Celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor quando se comemora também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Actos dos Apóstolos 1, 1-11 | Elevou-Se à vista deles

Salmo 46 (47), 2-3.6-7.8-9 | Por entre aclamações e ao som da trombeta, ergueu-Se Deus, o Senhor

2ª Leitura: Epístola de São Paulo aos Efésios 1, 17-23 | Colocou-O à sua direita nos Céus

Evangelho: Mateus 28, 16-20 | Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra

foto | cathopic by Vanesa Guerrero

São Lucas afirma que, no seu primeiro livro, o Evangelho, apresenta “todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar”. Assim sublinha que as palavras de Jesus se seguem às suas obras, que as precederam. Nós que felizmente seguimos a Jesus, também O devemos imitar neste ponto fundamental. As nossas palavras devem ser como que a legenda do quadro da nossa vida, que explicitam e confirmam o que procuramos viver. Numa obra de arte, o essencial é o quadro, não as palavras da legenda.

Cristo ressuscitado, prestes a subir ao Céu na sua ascensão, ouve esta pergunta dos seus discípulos: “É agora que vais restaurar o reino de Israel?”. Apesar de todos os ensinamentos e milagres do divino Mestre, não tinham percebido a verdadeira identidade de Cristo e da sua missão. A tentação de instrumentalizar a pessoa de Cristo e da religião é de ontem e de hoje também, com intuitos políticos e sociais. Cristo é o salvador do mundo e não um líder social ou político.

Paulo, escrevendo aos cristãos de Éfeso, exorta à verdadeira sabedoria, que ultrapassa os limites da nossa inteligência e nos faz aderir à “incomensurável grandeza do poder” de Deus. A prova evidente deste poder é a ressurreição de Cristo, que venceu a morte e nos cumulará com a sua plenitude, sendo “tudo em todos”.

O evangelista Mateus descreve-nos a ascensão de Jesus no contexto em que dá a missão aos seus discípulos: “Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações”… Cristo, cumprida a sua missão na terra, passa-nos o testemunho. A sua ausência será suprida por nós, seus “discípulos missionários”, segundo a expressão do Papa Francisco. Mas não somos abandonados à sorte das vicissitudes  dos tempos, porque nos assegura ficar sempre convosco até ao fim dos tempos”. Nisto assenta a nossa paz e confiança.

Na solenidade da Ascensão do Senhor, celebra-se o “Dia Mundial das Comunicações Sociais”. Na sua Mensagem para esta jornada, o Papa Francisco assim afirma: “Para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrelaçado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”. Rezemos  pelos jornalistas e por todos os que trabalham nas comunicações sociais.