SÉRIE POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS | No Alto Mar Deus quer falar-te

Encontras-te em Alto Mar e é aí que permaneces. Hoje não atracas em nenhuma margem. No Alto Mar Deus quer falar-te.

Na Antigo Testamento lemos que quando Deus queria falar com os profetas chamava-os a um lugar alto. No Novo Testamento, Jesus  sempre se retirava para algum lugar para escutar e rezar ao Pai.

Após teres visto os três itens principais a retirar da leitura bíblica, no Alto Mar, Deus quer dizer-te as duas coisas que quer que escrevas no teu diário, pois Deus falar-te-á ao coração através das suas promessas, ordens e princípios. Se por acaso não encontrares nenhum desses itens, sublinha a azul, por exemplo, o que se destacou para ti nessa leitura e responde ao seguinte:

  • Qual a Mensagem de Deus para mim hoje?
    Deus vai ter uma mensagem para ti, só precisas ficar atento, numa atitude de expetativa para a descobrir. Anota a mensagem todos os dias de forma muito pessoal com as tuas próprias palavras. Só precisas ser simples porque Deus é simples.
  •  Como posso aplicar isso na minha vida?
    Esta é a parte mais pessoal e concreta de todo o diário. Deus vai inspirar-te dia-a-dia como deves aplicar na tua vida o que irás ler e trabalhar no teu Diário Espiritual. Não basta ler e não escrever porque as anotações são um roteiro para a tua vida. Ser fiel a esta prática de escrever irá transformar de maneira decisiva a tua maneira de ser e agir e o teu próprio relacionamento com Deus. Irás perceber uma maior integração na tua forma de pensar, atitudes, conversas… em tudo! Vais crescer como Jesus em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos outros.

Já percebeste para que serve a quarta cor que te pedi para escolheres lá no início? Pois é. Com a caneta azul, por exemplo, vais responder com as tua anotações a estas duas perguntas que o próprio Deus te faz.

Resumindo, para fazer o Diário Espiritual é preciso:

  1. Colocar no alto da página do caderno a data e a citação bíblica que vais trabalhar;
  2. Promessa de Deus;
  3. Ordem a obedecer;
  4. Princípio Eterno;
  5. Mensagem de Deus para ti hoje?
  6. Como aplicar na tua vida?

Amanhã iremos parar para começar a praticar com uma passagem bíblica específica. Aquela passagem bíblica por onde devemos começar a ler a Bíblia. Dessa passagem dar-te-ei a ordem correta para continuares a lê-la.

É uma aventura espiritual!

Nuno Nogueira