SÉRIE POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS | Regras de ouro para ler a Bíblia

Chegámos a mais uma paragem desta expedição! E mais um passo desta peregrinação rumo ao teu Diário Espiritual.

Vejamos cada regra para que possas seguir para a próxima paragem forte como a caravela que te leva:

1. Lê a Bíblia todos os dias: Todos os dias significa todos os dias sem exceções. Lê quando tiveres vontade e quando não tiveres. É como um remédio que com vontade ou não, é necessário. Existem pessoas que não conseguem dormir sem ter tomado um banho por exemplo. Deve acontecer o mesmo com a leitura da Palavra.

2. Marca uma hora para a leitura: Para a maior parte das pessoas, a melhor hora é pela manhã. Levantam-se bem cedo para ler a Bíblia e fazer o seu Diário Espiritual antes das outras ocupações e antes que comece a movimentação em casa. Por outro lado, existem pessoas que têm dificuldade de o fazer de manhã. Sentem-se pesadas, sonolentas. Parece que a cabeça não funciona. Não tenhas dúvidas, se a melhor hora para ti é à noite então faz o teu Diário Espiritual nesse tempo. O importante é descobrir a melhor hora e fazer dela a tua hora marcada. Ser fiel e não abrir exceções.

3. Marca o tempo de duração: É preferível dedicar 10 minutos todos os dias dos que ser levado pelo entusiasmo inicial e não ir em frente. Mas se queres fazer bem este propósito podes comprometer-te com 30 a 40 minutos por dia. É muito? É claro que não! Quanto tempo gastas com as refeições? Com o banho? A ver televisão? Nas redes sociais? O ginásio? É mais que justo gastares o mesmo tempo para cuidar do teu espírito.

4. Escolhe um bom lugar: Ter o nosso cantinho é bom e não precisa ser nada de muito especial. Basta que seja tranquilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um ambiente de oração.

5. Lê com caneta ou lápis na mão: Assim fazemos uma leitura ativa, sublinhando as passagens mais importantes, que tocou de maneira especial.

6. Faz tudo num ambiente de oração: Não estás simplesmente a fazer um estudo mas a buscar o encontro com a Palavra Viva do Deus Vivo. É um diálogo: escutas, acolhes, és tocado, sensibilizas-te e respondes. Deus tem algo concreto e pessoal para te dizer!

Boa preparação e boa viagem! Vemo-nos na próxima paragem!