Padre António Justino Filho
26 Junho 2022
0 Comments

Será que sigo Jesus também nos momentos de cruz?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A cruz é libertação. Por ela Cristo salvou a humanidade. O homem santifica-se no sofrimento, maior ou menor, do dia-a-dia. Ela faz parte integrante da vida. Vida que é dom gratuito de Deus e de que o homem hoje pode dispor, nos planos individual e comunitário. Não é destruindo-se que o homem se liberta, mas sim aceitando em toda a plenitude da sua exigência, a Boa Nova de Cristo que é caminho para a vida. Ele próprio é a vida.

1ª Leitura: Primeiro Livro dos Reis 19, 16b.19-21 — “Eliseu levantou-se e seguiu Elias”
A partir deste Domingo, o Evangelho apresenta Jesus caminhando para a Paixão. E hoje Ele insiste já na necessidade de O seguir, sem hesitações, quando Ele chamar. Modelo desta disponibilidade é a atitude de Eliseu, que, uma vez chamado, deixa a sua ocupação anterior e, como sinal dessa renúncia, até queima o arado com que trabalhava e oferece aos seus antigos companheiros, em ambiente de festa, um banquete de confraternização e de despedida.

Salmo 15(16) — O Senhor é a minha herança.

2º Leitura: Epístola de São Paulo aos Gálatas 5, 1.13-18 — “Fostes chamados à liberdade”
Continuando a falar da relação entre a Lei do Antigo Testamento e o Novo, o Apóstolo chama à situação cristã uma situação de liberdade em Cristo, mas previne os cristãos para que essa liberdade não seja usada para cair noutra escravidão, a do pecado. A verdadeira liberdade é a do amor em Cristo, que se há-de manifestar na caridade para com o próximo.

Evangelho: São Lucas 9, 51-62 — “Tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém . Seguir-Te-ei para onde quer que fores”

Desde agora, o Evangelho apresenta Jesus a caminho da Paixão. Esta caminhada de Jesus é entendida, de maneira diversa, pelas várias pessoas que dela têm consciência ou que Jesus até convida a segui-l’O. Seja qual for a situação de cada um, só há uma atitude certa: seguir o Senhor, como fez Eliseu quando Elias o chamou, como fez São Paulo e os outros Apóstolos, e todos aqueles, que, um dia chamados, souberam escutar a sua voz.

Latest posts by Padre António Justino Filho (see all)
Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia