Será que sigo Jesus também nos momentos de cruz?

A cruz é libertação. Por ela Cristo salvou a humanidade. O homem santifica-se no sofrimento, maior ou menor, do dia-a-dia. Ela faz parte integrante da vida. Vida que é dom gratuito de Deus e de que o homem hoje pode dispor, nos planos individual e comunitário. Não é destruindo-se que o homem se liberta, mas sim aceitando em toda a plenitude da sua exigência, a Boa Nova de Cristo que é caminho para a vida. Ele próprio é a vida.

1ª Leitura: Primeiro Livro dos Reis 19, 16b.19-21 — “Eliseu levantou-se e seguiu Elias”
A partir deste Domingo, o Evangelho apresenta Jesus caminhando para a Paixão. E hoje Ele insiste já na necessidade de O seguir, sem hesitações, quando Ele chamar. Modelo desta disponibilidade é a atitude de Eliseu, que, uma vez chamado, deixa a sua ocupação anterior e, como sinal dessa renúncia, até queima o arado com que trabalhava e oferece aos seus antigos companheiros, em ambiente de festa, um banquete de confraternização e de despedida.

Salmo 15(16) — O Senhor é a minha herança.

2º Leitura: Epístola de São Paulo aos Gálatas 5, 1.13-18 — “Fostes chamados à liberdade”
Continuando a falar da relação entre a Lei do Antigo Testamento e o Novo, o Apóstolo chama à situação cristã uma situação de liberdade em Cristo, mas previne os cristãos para que essa liberdade não seja usada para cair noutra escravidão, a do pecado. A verdadeira liberdade é a do amor em Cristo, que se há-de manifestar na caridade para com o próximo.

Evangelho: São Lucas 9, 51-62 — “Tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém . Seguir-Te-ei para onde quer que fores”

Desde agora, o Evangelho apresenta Jesus a caminho da Paixão. Esta caminhada de Jesus é entendida, de maneira diversa, pelas várias pessoas que dela têm consciência ou que Jesus até convida a segui-l’O. Seja qual for a situação de cada um, só há uma atitude certa: seguir o Senhor, como fez Eliseu quando Elias o chamou, como fez São Paulo e os outros Apóstolos, e todos aqueles, que, um dia chamados, souberam escutar a sua voz.