Ser imitação de Deus comunidade trinitária

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

É uma original realidade de fé: Deus, sendo único, é simultaneamente plural, é trindade de pessoas divinas. Em Deus existe uma paternidade, uma filiação e um amor pessoal. Trata-se de um mistério, não no sentido de ser algo tão complexo e obscuro que é incompreensível. Mistério porque é uma realidade tão profunda e rica que ultrapassa a pequenez da nossa inteligência. A Trindade Santíssima é um mistério porque o amor que Deus nos tem é desmedidamente imenso.

imagem | cathopic

1ª LEITURA: Livro do Deuteronómio 4, 32-34.39-40
Segundo a palavra inspirada do livro do Deuteronómio, devemos estar conscientes que a nossa relação com Deus não parte de zero. Relacionamo-nos com o nosso máximo benfeitor, que desde a criação sempre nos tem brindado com novos presentes de graça. Deus é único e incomparável, sempre do nosso lado, em aliança eterna. Os mandamentos que nos prescreve é para que mantenhamos aberta a porta para receber os presentes que nos quer oferecer, a fim de que possamos viver felizes no amor.

2ª LEITURA: Epístola de São Paulo aos Romanos 8, 14-17
São Paulo, escrevendo há dois mil anos, aos cristãos de Roma, e hoje a todos nós, usa palavras comoventes, pois nos recorda o nosso verdadeiro estatuto perante Deus infinito. Não somos seus servos ou empregados – embora ter um senhor e um patrão tão importante e amoroso já seria um privilégio. Pelo Espírito, somos filhos do próprio Deus. Realmente filhos, não por direito, mas por generosa adoção. E São Paulo conclui dizendo que este maravilhoso estatuto será confirmado pela herança que receberemos do Pai: toda a sua celestial riqueza nos será concedida em herança eterna.

EVANGELHO: São Mateus 28, 16-20
A fórmula ritual do Batismo, que Mateus nos recorda na conclusão do Evangelho, explicita a Trindade pessoal de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus faz como que um seguro de vida do cristão: “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”.

Celebrar a Santíssima Trindade deve ser também ocasião para um exame de consciência, à imitação de Deus comunidade trinitária. Todo o individualismo, narcisismo e egocentrismo é uma heresia antitrinitária, uma apostasia do estilo plural e comunitário de Deus. Quanto mais vivermos em doação altruísta, mais imitamos a originalidade do Deus de Jesus Cristo.

Porque não aproveitamos o simples gesto do sinal da cruz “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” que traçamos repetidamente sobre nós, para nos enamorarmos sempre mais da nossa amabilíssima Família Trinitária?

Contemplemos ainda o domingo do Senhor com o Salmo 32 (33) – Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança.

Latest posts by Padre António Justino Filho (see all)
Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia