Santuário recebe milhares de peregrinos

O reitor do Santuário de Fátima afirmou que a instituição está preparada para acolher os peregrinos e celebrar da “melhor forma” a peregrinação do 13 de maio

O padre Carlos Cabecinhas disse aos jornalistas que para as celebrações de hoje e amanhã pode esperar-se “antes de mais” uma estrutura montada para o acolhimento dos peregrinos numa “tentativa de acolher e responder” às suas solicitações.

“Também a expectativa que muitos sejam os peregrinos que aqui acorrem apesar das condições por vezes adversas do tempo, a nossa esperança é que sejam muitos”, acrescentou o reitor do Santuário de Fátima.

A peregrinação começa oficialmente com uma saudação a Nossa Senhora esta quinta-feira, pelas 18h30, na Capelinha das Aparições, e do programa destaca-se a recitação do rosário, seguido da procissão das velas, às 21h30.

Após este momento o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, preside à Eucaristia no novo altar do Recinto de Oração, “a primeira grande celebração do espaço”.

A peregrinação internacional do 13 de maio tem o tema ‘O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador’ (Lc 1,47) e vai ter dois momentos em destaque: o acolhimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora que termina o périplo nacional pelas dioceses realizado no contexto do Centenário das Aparições em 2017, e a consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima, por D. Manuel Clemente.

A peregrinação internacional de maio tem ainda associado uma programação cultural que acentua a dinâmica celebrativa no Santuário, como o Espetáculo Multidisciplinar ‘Fátima – O dia em que o Sol bailou’, desenvolvido pela ‘Vortice Dance Company’, com residência em Fátima.

A estreia está marcada para o dia 13 de maio, pelas 21h00, com repetição, dois dias depois, pelas 16h00, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

Os espetáculos são de entrada gratuita condicionada à capacidade do auditório.

A primeira peregrinação aniversária internacional de 2016 marca o início das grandes celebrações do último ano antes do centenário das aparições que vai ser celebrado em 2017.

Segundo o reitor do santuário, ao longo deste ano, para além de “uma grande qualidade celebrativa”, há um conjunto de outras ofertas, “nomeadamente de âmbito cultural, que vão premiando todo” o ano de peregrinação ao santuário.

Fonte: Agência Ecclesia