Santuário oferece férias a pais de crianças portadoras de deficiência pelo 12.º ano consecutivo

Santuário oferece férias a pais de crianças portadoras de deficiência pelo 12.º ano consecutivo

Este ano, a iniciativa vai ter cinco turnos, um mais que o ano passado, devido elevada procura.
A exemplo dos últimos 11 anos, o Santuário vai voltar a oferecer, entre julho e agosto, uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência. As inscrições para a 12.ª edição desta iniciativa já estão abertas, com a novidade de estar disponível mais um turno que no ano passado.

Através deste programa, as crianças e jovens portadores de deficiência ficam, durante uma semana, ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores. A iniciativa prevê, no entanto, a possibilidade dos pais optarem por acompanhar os filhos em Fátima.

A semana de férias decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

Este ano, a oferta é mais alargada, com a oferta de cinco turnos, um mais que o ano passado, o primeiro dos quais destinado a crianças e jovens entre os 7 e os 20 anos, agendado para a semana de 21 a 27 de julho. Os quatro turnos seguintes, para jovens com idade igual ou superior a 21 anos, realizam-se de 31 de julho a 6 de agosto, de 8 a 14 de agosto, de 17 a 23 agosto e de 25 a 31 de agosto.

A criação de um quinto turno vai ao encontro da elevada procura, refere o padre José Nuno Silva, responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima (DPMF), que coordena o programa em articulação com o Movimento da Mensagem de Fátima e a colaboração da Congregação Silenciosos Operários da Cruz.

Em cada um dos turnos estão incluídas diversas atividades, entre as quais: uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

A acompanhar as crianças e jovens estarão voluntários – em número adequado ao grau de deficiência -, para os quais também estão a decorrer inscrições. Com o sentido de divulgar o recrutamento de voluntários, o Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima tem vindo a estabelecer contactos com o Instituto Politécnico de Leiria e alguns movimentos eclesiais, nomeadamente o Corpo Nacional de Escutas (CNE), revela o padre José Nuno Silva.

No ano passado, o programa acolheu cerca de 70 crianças e jovens deficientes. A exemplo de anos anteriores, as inscrições recebidas irão merecer uma análise criteriosa no sentido de priorizar as situações mais urgentes. Entre os critérios considerados, está o facto de a criança ou jovem portador de deficiência não estar institucionalizada, vivendo no seio da família, porque “é aos seus familiares e cuidadores que é importante dar descanso”, esclarece o diretor do DPMF. Na admissão, terão também prioridade aqueles que nunca usufruíram deste programa que vai ao encontro da Mensagem de Fátima.

“De há 11 anos a esta parte, o Santuário tem sido percursor na preocupação com esta fragilidade, que expressa uma espécie de infância perpétua… O que faz todo o sentido, num Santuário onde a infância assume uma importância central”, salienta o responsável da Pastoral da Mensagem de Fátima.

O período de inscrições para utentes e voluntários termina a 20 de junho. As inscrições podem ser feitas em mmf@fatima.pt ou através do telefone 249 539679.

 

Fonte: Santuário de Fátima