O Santuário de Fátima vai iniciar este domingo o Ano Jubilar do Centenário das Aparições, com a passagem do pórtico jubilar, no alto do Recinto de Oração, e a celebração da Missa na Basílica da Santíssima Trindade.
As celebrações vão ser presididas pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.
“Os peregrinos são convidados a participar na oração do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, seguindo depois em procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima até à Basílica, com uma passagem pelo pórtico jubilar, o que marcará o início de uma ritualidade própria sugerida no itinerário do peregrino durante o Ano Jubilar do Centenário das Aparições, na Cova da Iria”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pela sala de imprensa do Santuário.
A criação deste Pórtico Jubilar resulta da intenção de dotar o Santuário de “um elemento visual” que possa celebrar os 100 anos de Fátima, evocando simultaneamente “a memória do arco que, em 1917, assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco Jacinta e Lúcia”.
Por outro lado, o novo pórtico simboliza a ideia de uma `porta santa´, acrescenta a nota do Santuário de Fátima, “uma vez que a sua estrutura se desenha em torno do conceito de marco que assinala um lugar sagrado e a sua configuração é a de uma porta encimada por uma cruz”.
No local vão estar dispositivos que colocarão à disposição dos peregrinos, em sete línguas, o itinerário jubilar, que passa por diversos lugares e propõe vários tipos de oração.
A jornada de abertura do Ano Jubilar começa no sábado, às 14h30, com a abertura da exposição ‘As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo. Exposição evocativa da aparição de outubro de 1917’, no ‘Convivium’ de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.
Segue-se, já no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, a apresentação do tema do ano por D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego, a partir do Salmo 125 ‘O Senhor fez maravilhas’.
Intervirão nesta sessão o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, na abertura e o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, no encerramento; haverá ainda um apontamento musical e o lançamento da medalha comemorativa do Centenário.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023